skip to Main Content

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Arquivos por Ano/Mês

Edições

Desafio, união e superação

Não é de hoje que períodos de sazonalidade pediátrica – quando há um aumento por atendimentos de saúde a crianças – exigem da nossa Cooperativa iniciativas e respostas rápidas para a oferta de uma assistência segura e de qualidade aos pequenos. Este ano, de uma forma ainda mais intensa, a sazonalidade pediátrica exigiu medidas emergenciais dos nossos times. 

É aí que entrou a equipe da Maternidade Unimed – Unidade Grajaú para apoiar toda a rede. Em abril, o CTI Adulto da Unidade havia passado por uma adequação e tinha acabado de ser reinaugurado. Entretanto, em virtude do cenário, antes mesmo que pudesse receber seus primeiros pacientes adultos, o CTI da Maternidade foi rapidamente estruturado e mobilizado para conseguir atender crianças com doenças respiratórias. 

Mas equipamentos sozinhos não resolvem. O próximo desafio era mobilizar, preparar e motivar uma equipe que atuava exclusivamente com adultos a atender crianças. E quem trabalha na assistência sabe bem: são duas realidades bem diferentes. 

 “Conversei com todos da equipe, vim pessoalmente em todos os plantões e tentei transmitir que era o momento de nos unirmos em prol dos nossos clientes que naquele momento mais precisavam: as crianças. Entendi o limite e o medo de cada um, pois eu também tinha meus receios. Mas nos apoiamos e começamos a trabalhar e a estudar"compartilhou Roberta Soares de Rezende Grigorini, coordenadora de enfermagem da área. 

 

Parcerias de sucesso 

Ninguém faz nada sozinho. Esse lema representou bem o que foi o trabalho realizado pela Maternidade, que só foi possível graças às parcerias feitas com o Hospital Infantil São Camilo Unimed e com o corpo clínico da maternidade Neocenter. 

 “Durante todo o tempo, tivemos apoio e parceria fundamental da equipe da UTI Neonatal da Maternidade, da equipe da UTI Pediátrica do Hospital Infantil São Camilo Unimed e da parceria com a Neocenter. Sem eles não teríamos conseguido”, disse Roberta. 

Para o diretor técnico do Neocenter, Marcus Angelus Jannuzzi de Oliveira, todo o trabalho realizado reforça a parceria forte entre as duas instituições. “Foi um período de prontidão e alerta que só foi possível devido ao empenho e dedicação do corpo clínico que se uniu em para fazer um trabalho com qualidade, seriedade e comprometimento”

 

E quando a gente faz com amor e dedicação, os resultados aparecem! 

Durante os três meses de funcionamento da UTI Pediátrica na Maternidade, foram 70 pacientes hospitalizados com idade variadas de 23 dias a 14 anos, sendo 65 por motivações respiratórias como bronquiolite, asma e pneumonia, e cinco crianças por diabetes descompensadas. 

O cooperado da Pediatria, Luiz Eduardo Parreiras Talamo, participou ativamente durante esse período na Maternidade e, também, faz parte do corpo clínico do Hospital Infantil São Camilo. Ele relatou que o desafio foi grande, mas que todos sempre atuaram de forma rápida e eficiente. “Tivemos um grande apoio do Hospital, que possui alto grau de excelência, e conseguimos ter ótimos resultados assistenciais: zero óbitos, ausência de infecções associadas a cateter, recuperação funcional plena dos pacientes e nenhuma reclamação de pacientes/familiares. O objetivo foi cumprido”

Roberta Grigorini comenta ainda que esse período foi muito marcante na sua vida e na sua carreira. “Quando começamos estávamos receosos, mas sempre muito dispostos. Entendemos que poderiam ser nossos filhos, sobrinhos e nos desdobramos para que tudo acontecesse da melhor forma para os pacientes e seus familiares. Foi uma fase de muito aprendizado e crescimento. Agradeço muito minha equipe por todo apoio nesse desafio.” 

 

Final feliz 

No dia 30 de junho, a última paciente teve alta e irá continuar seu tratamento na unidade de internação do Hospital São Camilo. 

A equipe se reuniu para um momento de reconhecimento e agradecimento com a Diretoria da unidade. E, desde o dia 1° de julho, o atendimento voltou a ser exclusivamente para pacientes adultos.

Back To Top