Curta a magia da música instrumental no conforto da sua casa
Edição on-line da Série BH Instrumental lança webfestival com patrocínio do
Instituto Unimed-BH
O distanciamento social nos privou de muitas atividades, mas, o show não pode parar. E, por isso, a série BH Instrumental realizará o seu primeiro evento musical totalmente on-line, nos dias 9, 10 e 11 de julho. O Webfestival UNO | DUO Série BH Instrumental, da Veredas Produções, contará com apresentações exclusivas que permitirão levar uma experiência musical segura para todos, no conforto dos nossos lares.
Mais uma vez, a música cumpre o seu importante papel, levando leveza e descontração ao público, além de gerar trabalho para músicos e profissionais da cultura afetados pelo cancelamento da agenda cultural.
O Webfestival UNO | DUO Série BH Instrumental será transmitido no canal do YouTube da Veredas Produções (clique aqui para acessar), com apresentação de três pockets shows em formatos solo ou duo, em cada dia do evento. Importante ressaltar que a iniciativa será realizada cumprindo todas as medidas de segurança exigidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Conheça os artistas que participarão do festival e programe-se para curtir as atrações:
:: Quinta-feira, dia 9 de julho, às 20h
– Enéias Xavier (contrabaixo e piano)
Enéias Xavier vai apresentar as suas faces artísticas como contrabaixista e pianista. Em quase seus 30 anos de profissão, trabalhou com Milton Nascimento, Toninho Horta, Chris Potter, nenê e Chico Amaral. Além de produtor musical, atua como professor da Universidade Bituca de Música Popular há 14 anos.
– PC Guimarães e Natália Mitre (guitarra e vibrafone)
No pocket show “PC Guimarães convida Natália Mitre”, composições do guitarrista em arranjos especialmente para o webfestival. PC Guimarães estudou na New School for Jazz and Contemporary Music, em Nova York. Foi selecionado no Jovem Instrumentista BDMG, em 2012. Atua como professor de música e integra o Semreceita, PC Guimarães Sexteto, Octávio Cardozzo, entre outros.
Natália Mitre é percussionista e se apresentou em Cuba, Estados Unidos, África do Sul e Portugal, além de excursionar por todo o Brasil. Já se apresentou junto as orquestras Sinfônica e Filarmônica de Minas Gerais. Faz parte do Semreceita, Arco Musical Brasil, Luísa Mitre quinteto, Davi Fonseca Sexteto e Artur Andrés Ensemble.
– Magno Alexandre e Bruno Vellozo (guitarra e contrabaixo)
O duo apresentará repertório autoral com composições de Magno Alexandre, guitarrista e compositor com premiações no Prêmio BDMG Instrumental e Melhores da Música. Bruno o acompanhará no pocket show. O contrabaixista tem 10 anos de carreira, tendo tocado com Toninho Horta, Lucas Telles, Márcio Bahia, entre outros.
:: Sexta-feira, dia 10 de julho, às 20h
– Duo San Tali – Sandra Alves e Talita Olivetti (flauta e piano)
O duo apresentará o show “Brasilidade e Sentimento”, com diversos estilos e épocas da música popular brasileira. A flautista Sandra Alves foi solista da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG e desde 2014 integra a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais como primeira flauta e chefe de naipe.
Talita é pianista e participou de festivais como Festival Música nas Montanhas e se apresentou no Grupo Experimental de Ópera Eloisa Baldin.
– Christiano Caldas (piano)
O músico vai interpretar no festival obras de compositores da cena instrumental de Belo Horizonte. Christiano produziu nomes como Milton Nascimento, Flávio Venturini, 14 Bis e Roberto Menescal. Integrou as bandas de Thiago Delegado, Chico Amaral, Yamandu Costa, Wagner Tiso, Carlos Malta, Toninho Horta, Aline Calixto, entre outras.
– Augusto Cordeiro e Pedro Gomes (violão e contrabaixo)
A dupla vai apresentar composições autorais, além de clássicos da música popular brasileira. Augusto Cordeiro é cantor, compositor e violonista. Se apresentou ao lado de Chico Amaral, Cléber Alves, Toninho Horta, Gustavo Maguá, entre outros. Participou do Jovem Instrumentista BDMG em 2017.
O contrabaixista Pedro Gomes venceu o Novos Talentos do Jazz com o grupo Jazzcorde-on. Integra o Trivial Trio e atua como produtor musical no novo trabalho de Pereira da Viola ao lado de Wilson Dias, Gustavo Maguá e Candonguero. Como compositor, foi semifinalista do 19º Prêmio BDMG Instrumental.
:: Sábado, dia 11 de julho, às 20h
– Rafael Pansica (violão)
O show é calçado na pesquisa de mestrado que vem sendo realizada por Pansica na Escola de Música da UFMG sobre a música de Hermeto Pascoal. O violonista venceu o 16º Prêmio BDMG Instrumental e já tocou ao lado de Bebê Kramer, Fábio Peron e Cleber Almeida.
– Warley Henrique (cavaquinho)
O cavaquinista apresentará um show inédito, concebido para este formato e para o momento atual, passeando por composições autorais e clássicos de Pixinguinha, Cartola, Noel Rosa e Tom Jobim. Autodidata, Warley conquistou importantes premiações como Prêmio BDMG Instrumental e integra o Clube do Choro de Belo Horizonte, além de ser o fundador do grupo Boca de Siri.
– Thiago Peixoto e Breno Mendonça (bateria/percussão e sax)
Com composições inspiradas na música brasileira, jazz e uma atmosfera meditativa, o duo proporciona sempre novas experiências ao público com suas improvisações. No repertório, composições autorais. Thiago Peixoto é baterista, tendo tocado ao lado de Wander Lee, Érika Machado, Fernanda Takai, Lúdica Música, Marina Machado, entre outros. Realizou turnês no Brasil e no exterior, em países como Argentina e Uruguai.
O saxofonista Breno Mendonça gravou mais de 60 álbuns e tocou nos principais festivais de música do Brasil. O também arranjador e produtor musical acompanhou Toninho Horta, Juarez Moreira, Nailor Proveta, Chico Amaral, Raul de Souza e uma extensa lista de grandes nomes.
Webfestival UNO | DUO Série BH Instrumental
Dias 09, 10 e 11 de julho, às 20 horas
Youtube.com/veredasproducoes
Classificação livre
Patrocínio: Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores