COVID-19: situação crítica pede medidas urgentes
Nesta semana, todo o Estado de Minas Gerais entrou na “onda roxa”, a fase mais restritiva do Programa Minas Consciente, implementado pelo Governo do Estado durante a pandemia. A medida foi tomada na tentativa de conter o avanço da propagação do novo coronavírus e será válida por 15 dias (clique aqui e leia as normas).
Entre as regras da onda roxa, está o toque de recolher em todas as cidades, das 20h às 5h, e aos finais de semana. A decisão só não se aplica aos serviços essenciais, como a prestação de serviços de saúde. Diante disso, orientamos que nossos profissionais transitem em vias públicas portando documento de identificação e o crachá da Cooperativa, caso sejam abordados por algum órgão de fiscalização e precisem comprovar a sua função.
Essa determinação do governo é reflexo direto da grave situação dos hospitais e das unidades assistenciais que atendem a pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pelo coronavírus. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, a ocupação dos leitos de UTI destinados ao tratamento da COVID-19 da Rede SUS e da Rede Suplementar de Saúde da capital mineira chegou a 96,6% nesta quarta-feira, dia 17/3.
Na Rede Própria da Unimed-BH, o cenário também é crítico. O que se observa é um aumento exponencial da demanda por leitos de internação e UTI, com a taxa de ocupação da UTI chegando próxima de 100%.
A Cooperativa vem adotando todas as medidas necessárias para resguardar a vida e evitar que falte recursos para os pacientes. Entre essas medidas está a ampliação do número de leitos em nossas unidades e a contratação de mão de obra capacitada, como por exemplo, médicos intensivistas e outros profissionais. No momento são mais de 170 vagas para início imediato. Clique aqui, veja algumas vagas em aberto em Betim e no CPS – Betim, e ajude a Cooperativa nesse momento. Precisamos desse importante reforço para conseguirmos atender os nossos pacientes.
Veja abaixo todas as iniciativas que estão sendo adotadas pela Unimed-BH para o enfrentamento da pandemia:
:: Desde o dia 08 de março, a Cooperativa suspendeu as cirurgias eletivas em sua Rede Própria e Prestadora (cirurgias de urgência e as para tratamento de doenças cardiovasculares e oncológicas estão mantidas).
:: Ainda no mês de março, a Cooperativa vai reabrir o Hospital Unimed – Unidade Betim Centro. Serão abertos novos leitos de internação que serão destinados exclusivamente aos pacientes diagnosticados com a doença.
:: Em abril, será aberta uma nova unidade de pronto atendimento no Centro de Promoção da Saúde Unimed – Unidade Pedro I.
:: Criação de novos leitos de UTI respiratória no Hospital Unimed – Unidade Betim e no Hospital Unimed – Unidade Contorno.
:: Adequação de leitos isolados para internação clínica de pacientes adultos com suspeita ou confirmação da COVID-19 no Hospital Infantil São Camilo Unimed.
:: Criação de um serviço de pronto-consulta para as pequenas urgências clínicas nos Centros de Promoção da Saúde – Unidades Santa Efigênia e Pedro I, com funcionamento durante 7 dias por semana, das 9h às 21h.
:: Desde o início da pandemia, a Cooperativa oferece aos seus clientes o serviço de Consulta On-line Coronavírus, que já realizou mais de 260 mil consultas on-line desde março de 2020, e o telemonitoramento de pacientes com suspeita e confirmação da COVID-19.
A Cooperativa alerta para a importância do envolvimento de toda a população no combate à COVID-19 e tem orientado permanentemente sobre a necessidade de manter as medidas de prevenção, especialmente o isolamento social e o uso de máscaras.
Reforçamos que a Cooperativa realiza o monitoramento contínuo dos dados epidemiológicos e a demanda por leitos em toda a Rede (Própria e Credenciada). As medidas citadas acima têm sido fundamentais para a oferta de assistência de qualidade com segurança aos nossos clientes, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia.
A situação está ainda mais crítica agora. Precisamos estar juntos para enfrentar essa batalha.
Mais do que nunca, é preciso manter o isolamento social, fazer uso de máscaras e higienizar as mãos. As medidas são recomendadas mesmo para quem já teve confirmação da doença ou tenha sido vacinado.
Depende de você, depende de todos nós!