Corrida e solidariedade
O cooperado e oftalmologista, Cláudio Augusto Junqueira de Carvalho, é um dos idealizadores e apoiadores do Instituto Corre pra Ver desde o início. Adepto da corrida, ele nos conta como se apaixonou pelo esporte e como conheceu o projeto.
“Pratico esporte desde a adolescência e a corrida entrou na minha vida para melhorar meu condicionamento físico para outras modalidades, como o tênis. Há um tempo, conheci o trabalho da Flávia Mucci, que é educadora física de pessoas com deficiência visual, e do Anderson de Souza Coelho, que é atleta paraolímpico cego. Os dois tinham um sonho que era formar um grupo de guias para apoiar pessoas com cegueira. Desse sonho, surgiu o Instituto Corre pra Ver, projeto que envolve o preparo e toda a logística de unir corredores cegos a guias voluntários”, relata.
O médico cooperado explica que ficou encantado com a iniciativa e o impacto social da causa. “Com minha vivência em gestão e espírito inovador decidi me unir para fazer esse projeto acontecer. Juntos, eu, Flávia, Anderson e outras pessoas da minha equipe idealizamos e fundamos o Corre pra Ver e a cada dia que passa, me encanto mais com a iniciativa”, disse.
Cláudio Junqueira relata ainda os benefícios da corrida para a saúde e bem-estar de pessoas com deficiência visual. “Conheço de perto como a baixa visão e a cegueira trazem impactos negativos para autonomia e qualidade de vida dessas pessoas. A prática de esporte vem justamente para proporcionar o bem-estar aliado a aquisição de habilidades. Por isso, considero de grande importância esse projeto que dá a oportunidade de pessoas com baixa visão praticarem atividade física, além de promover a inclusão social”, conclui.
Além de atleta e idealizador do Instituto, Cláudio ainda apoia financeiramente o atleta paraolímpico Anderson de Souza Coelho. “A partir do projeto tive mais contato com o Anderson e vi de perto os desafios dele e do seu guia para continuarem praticando o esporte, já que como atleta paraolímpico ele precisa estar competindo e participando de várias corridas espalhadas por várias partes do Brasil. Hoje eu o ajudo financeiramente com a compra das passagens aéreas e é um prazer poder contribuir ativamente para o crescimento e desenvolvimento desse atleta”, declara.
Parceria com a Unimed-BH
O cooperado também teve um importante papel na parceria entre o Corre pra Ver e a Unimed-BH, que acaba de se tornar uma das patrocinadoras do Instituto. “Todas as iniciativas do projeto Corre pra Ver estão alinhadas com o propósito da nossa Cooperativa que é proporcionar saúde e inclusão social. Tenho muito orgulho de ter sido a ponte para o início dessa linda parceria”, relata.
Registro do grupo reunido para a primeira corrida do Corre pra Ver