Correr para não deixar a vida para trás
Já reparou que a corrida de rua tem ganhado cada vez mais popularidade nos últimos tempos? Além da sensação de bem-estar promovida pela prática da atividade e dos outros inúmeros benefícios para a saúde, parte da crescente adesão ao esporte se deve à sua simplicidade. Esse foi um dos fatores que atraiu Cláudio Bueno, cooperado da Angiologia:
“A corrida de rua é um esporte que demanda apenas tempo, roupas simples, um bom par de tênis e disciplina. Os treinos podem ser feitos em vários locais, sem custo, o que torna o esporte cada vez mais democrático”, destacou o colega que se dedica ao esporte já cerca de 12 anos.
Para Cláudio, os aprendizados gerados pela corrida contribuem inclusive para a prática da Medicina com mais qualidade: “A minha trajetória na corrida trouxe importantes ganhos para a minha saúde. Sabemos que a corrida melhora a força muscular e óssea, a função cardíaca e respiratória e ajuda a queimar calorias e controlar o peso. Mas também vale ressaltar que, nos exercitando, conseguimos aliviar o peso da vida moderna cheia de estresse e responsabilidades. Assim conseguimos tomar decisões importantes para o cuidado com os nossos clientes com mais tranquilidade no dia a dia da assistência” afirmou.
“Assim como na Medicina, a prática da corrida exige planejamento, preparo, execução e reavaliações para o alcance dos resultados esperados. Esse exercício contínuo é o segredo para a conquista da excelência”, completou.
Érika Silveira, esposa do Cláudio e cooperada da Anestesiologia, também considera que a prática esportiva gera ganhos no âmbito profissional. Além de correr por diversão, a médica pratica Tênis há cerca de 10 anos: “O esporte me torna mais atenta, traz clareza para os meus objetivos e me desafia a sempre buscar melhorias para a minha técnica. É por isso que considero fundamental descobrirmos uma atividade física com a qual nos identificamos. Temos que tomar decisões difíceis em nossa rotina e, para manter a saúde mental em dia, é preciso descarregar as energias. São os momentos de relaxamento e descontração que nos fortalecem e fazem com que tenhamos o foco necessário para oferecer o suporte que nossos pacientes precisam”, citou.
Na foto, Érika Silveira, Cláudio Bueno e Márcia de Melo Barbosa correm durante sessão de fotos para a campanha de divulgação do Relatório de Gestão Unimed-BH 2022
E o time de embaixadores da corrida de rua na Unimed-BH não para por aí. A cooperada da Cardiologia, Márcia de Melo Barbosa, conta que iniciou a sua vida no esporte por volta dos 20 anos e hoje, aos 68, colhe os benefícios da dedicação aos treinos. Um exemplo de que é preciso "correr" para não deixar a vida para trás.
“Seguramente não faria todas as coisas que ainda faço, profissionais e extra profissão, se não fosse a minha prática contínua e obstinada do esporte. A corrida é um hábito que integra a minha vida. Quando comecei, tinha o intuito de perder peso, mas aos poucos percebi que o bem-estar que sentimos vai muito além do condicionamento físico. Gosto de correr ao ar livre, o que me permite atingir um estado de relaxamento e integração com a natureza que raramente experimentamos em outras situações”, afirmou.
“Umas das vantagens da corrida é a possibilidade de praticarmos o esporte individualmente ou em grupo, de qualquer lugar. Isso nos permite ter constância e disciplina, o que foi fundamental em minha rotina de congressos, aperfeiçoamento profissional e trabalho. Era correndo que, inclusive, eu encontrava soluções para questões que me intrigavam durante a elaboração das teses de mestrado e doutorado”, contou.
Juntos pelos melhores resultados
Além do Cláudio, da Érika e da Márcia, outros três colegas que praticam corrida de rua foram convidados para estampar a campanha de divulgação do Relatório de Gestão Unimed-BH 2022: Bruno Nascimento, cooperado da Cardiologia, Helena Costa, cooperada da Anestesiologia e Régis Labbate, cooperado da Mastologia.
Régis Labbate, Érika Silveira, Cláudio Bueno, Márcia de Melo Barbosa, Bruno Nascimento e Helena Costa são alguns dos cooperados Unimed-BH adeptos à corrida de rua que incentivam a prática do esporte
:: Ainda não conferiu os resultados que alcançamos juntos em 2022? Clique aqui e acesse o Relatório.
As ações têm como temática a prática de esportes coletivos – um exemplo claro de como os resultados podem ser potencializados quando somamos os nossos esforços. Veja, a seguir, uma das peças da campanha que traz os seis colegas em destaque, representando o conjunto de cooperados que, todos os dias, constroem uma Unimed-BH mais forte por meio da vocação para o cuidado.