Cooperados elegem Conselho Fiscal da Unimed-BH
Com a participação de 3.244 médicos cooperados na votação, a Chapa Experiência e Confiança foi eleita para o Conselho Fiscal da Unimed-BH na noite de ontem (31). O resultado foi anunciado pela Comissão Eleitoral pouco antes da meia-noite, no auditório do Minascentro, onde a Cooperativa realizou a sua Assembleia Geral. A chapa vencedora recebeu 55% dos votos válidos (1.724) e a Chapa Unimed de Todos Nós, 45% (1.407). Os votos brancos e nulos totalizaram 113.
Ao ser empossado pela Comissão Eleitoral, o representante dos conselheiros eleitos, Ciro José Buldrini Filogônio, foi breve em sua mensagem aos cooperados e preferiu marcá-la com um gesto: despiu-se da camiseta de campanha da chapa, que usava sobre a camisa. “Passada a eleição, gostaríamos de deixar bem claro que este será o Conselho Fiscal da nossa Unimed e, pedindo permissão aos colegas, será o Conselho Fiscal da Unimed de todos nós”, afirmou em referência ao papel institucional do órgão na governança da Cooperativa, monitorando a gestão e a prestação de contas.
Mobilização. A votação foi aberta pela manhã dessa terça-feira e se estendeu por quase 14 horas, de forma descentralizada e transparente, em 37 seções eleitorais nos principais serviços de saúde e em locais de maior circulação dos cooperados. Um grande número de médicos preferiu votar no Minascentro, o que acarretou um movimento inesperado, historicamente nunca acontecido, sendo de quase o dobro do ano anterior.
Mais de 200 colaboradores foram mobilizados para atender os cooperados nas seções ao longo do dia e durante a Assembleia. Todo o processo foi coordenado pela Comissão Eleitoral, formada pelos cooperados Garibalde Mortoza Júnior, Marco Antônio Rocha e Sérgio Ricardo Botrel e Silva.
Ao encerrar a Assembleia, o presidente Samuel Flam agradeceu, em nome da Diretoria, a intensa participação dos cooperados – 60% do quadro social apto a votar , os membros da Comissão e o trabalho das equipes envolvidas na organização do evento.
Participação nos debates. Enquanto o período de votação chegava ao final e a apuração dos votos teve início, o debate das demais pautas da ordem do dia foi conduzido no auditório do Minascentro, a partir das 19h, com a presença de 2.815 cooperados.
Antes de dar início às apresentações, Samuel Flam reforçou, em sua mensagem, o convite à participação, que vem sendo feito desde o ano passado como mote do Programa Por Dentro da Nossa Unimed. “Uma de nossas principais diretrizes de trabalho é a participação dos cooperados. Acreditamos que somente com transparência, conhecimento e participação poderemos conquistar, juntos, a cooperativa que queremos”, afirmou.
“Os resultados de 2015 estão por ser alcançados. E a história dos próximos 44 anos há que ser construída e escrita. Cabe a nós, juntos, definirmos o enredo”, completou, ressaltando o aniversário da Unimed-BH, comemorado nesta quarta-feira, 1º de abril.