Cooperados doam tempo e amor na Manhã do Cuidar 2019
Vivenciar na prática um projeto do Instituto Unimed-BH, conhecendo de perto o que acontece em uma das comunidades atendidas. Foi por essa experiência que os cooperados Lidiane Lemos e Jorge Antônio Menezes passaram na Manhã do Cuidar, que aconteceu no último sábado (27/07), na Escola Municipal Hugo Werneck, bairro Nova Granada.
Eles estiveram entre os 17 voluntários (nove colaboradores da Cooperativa e seis convidados, além dos dois cooperados) que marcaram presença na escola, situada próxima à comunidade Morro das Pedras e vizinha da Maternidade Unimed – Unidade Grajaú. A partir da dedicação compartilhada por cada um e da interação que há entre os próprios voluntários, o momento é tão gratificante para quem “doa” seu tempo quanto para quem o recebe. |
É o que afirma a cooperada Lidiane, também conselheira do Instituto, que participou da construção de uma horta em terreno vizinho à escola. “É uma grande surpresa, você nem vê a manhã passando. Vivenciar a ação num local onde há ações do Instituto ajuda a ter a ideia do alcance dos nossos projetos. A gente vai e a horta fica para a escola, onde será cuidada pelos alunos e seus alimentos utilizados no dia a dia”, conta. A técnica simples apreendida lhe deixou com vontade de fazer uma em casa. “É uma questão de sustentabilidade. A vivência foi lá, mas ainda pode ser aproveitada em casa, envolvendo minhas filhas”, exemplifica.
Simplicidade
Ao chegar na comunidade e se deparar com um mundo totalmente diferente do seu, Jorge Menezes sentiu um prazer inenarrável ao presenciá-lo. Porque, nesse mundo, ele viu pessoas mais felizes do que são rotineiramente as que o rodeiam. “Isso foi caracterizado pela simplicidade”, define. |
Estar junto àquelas pessoas deixou um questionamento sério para o cooperado levar ao seu dia a dia. “Precisamos mudar em busca de uma vida plena e, talvez, essa mudança vai acontecer com uma frequência maior no voluntariado. Desfrutando o que esse mundo que não conhecemos pode nos dar de prazer, ao nos doarmos a ele”, pontua.
Além da horta, a atividade veio ao encontro de demanda apresentada previamente pelas mães e alunas do Projeto Escola de Artes, também realizado pelo Instituto nessa escola. As mulheres da comunidade participaram de oficinas de automaquiagem e lenços/cachecóis ministradas pelas colaboradoras voluntárias, além de um bate-papo sobre a saúde da mulher. No total, mais de 70 pessoas da comunidade participaram das atividades, que incluíram ainda aula de dança e recreação.
Confira outras fotos da Manhã do Cuidar: