skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Cooperados do Nicoop são convidados a discutir sobre Sustentabilidade

Tema já está no contexto da Unimed-BH, que têm o Instituto Unimed-BH como principal executante das políticas e ações socioculturais.


Na terça-feira, 25 de maio, os médicos cooperados que integram o Nicoop – Núcleo de Integração com Cooperados – participaram de uma discussão sobre o papel da Sustentabilidade para as organizações como fator de diferenciação no mercado e a importância para o crescimento e a manutenção do negócio, uma vez que a sociedade já atribui valor intangível a este ativo.
 


Cooperados no Nicoop se reuniram na última terça-feira, dia 25. Integram o Nicoop (Núcleo de Integração com Cooperados): 
Marco Aurélio Campos Peixoto, Henri Amedee Peret, Jacilea Regina Rodrigues, Luiz Carlos Molinari Gomes, Carlos Batista Alves de Souza Filho e Adelino de Melo Freire Junior.

 

Na condução do treinamento estava Rafael Tello, diretor da Watu Sustentabilidade, coordenador da Rede Desafio 2030, referência do Pacto Global no Brasil e consultor do Instituto Unimed-BH desde 2017.

Na abertura de sua apresentação, Tello afirmou que trabalhar em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) já não é mais uma escolha e, sim, trata-se de uma necessidade para a continuidade de qualquer organização no futuro. “As perspectivas de crescimento de cada empresa são totalmente indissociáveis da sua capacidade de operar de forma sustentável e atender aos interesses de seus stakeholders”, disse ele, relembrando uma fala de Larry Fink, CEO da BlackRock, maior gestora de ativos do mundo. Tello também relembrou que a promoção integral da saúde é fundamental para o alcance dos ODS e, nesse aspecto, a Unimed-BH tem experiência e reputação para ser referência e se diferenciar no mercado.

O Nicoop tem como papel e responsabilidade a promoção da filosofia cooperativista e a disseminação do conhecimento técnico-científico entre os cooperados.

Para Marco Aurélio Campos Peixoto, cooperado da Cirurgia Plástica e membro do grupo que participou da iniciativa, ações como essa são fundamentais para o fortalecimento da Cooperativa como uma instituição que cumpre o propósito de cuidar em seu sentido mais amplo: "O Instituto Unimed-BH é o braço social da nossa Unimed-BH e tem como a missão promover a inclusão social das comunidades do nosso entorno. O nosso trabalho nessa área é fundamental para o desenvolvimento sustentável de toda a comunidade", destacou.

 

“O tema que discutimos aqui hoje, junto aos nossos cooperados do Nicoop, é de extrema importância para nós pois, ano a ano, reforçamos o nosso compromisso com a transparência e reafirmamos a responsabilidade com os médicos cooperados que confiam e acreditam nas ações que desenvolvemos em prol da sociedade e da sustentabilidade do nosso negócio, especialmente as que são geridas por meio do nosso braço social, que é o Instituto Unimed-BH. O envolvimento do Nicoop e de todos os nossos médicos nesse tema é fundamental para garantirmos a continuidade, a competitividade e a longevidade da nossa Cooperativa no futuro”, disse Mercês Fróes, diretora comercial e de relacionamento institucional da Unimed-BH e diretora institucional do Instituto Unimed-BH.

Após a apresentação de Rafael Tello, a fala foi conduzida por Rute Assis, gerente do Instituto Unimed-BH, que levou ao conhecimento dos participantes dados de uma pesquisa realizada junto a beneficiários dos projetos Escola de Artes Instituto Unimed-BH, Jovens Profissionais Unimed-BH e Sociedade do Riso, além de um movimento de escuta junto a médicos cooperados, clientes, colaboradores, proponentes, fornecedores e usuários das praças adotadas pela Unimed-BH por meio da linha de atuação “Adoção de Espaços Públicos”.

“A pesquisa, denominada Ouvir para Cuidar, vem avançando ao longo dos últimos anos e contribuindo com insumos para o desenvolvimento do Instituto gerando indicadores de impacto que (re)direcionam as ações, as soluções propostas e também a alocação de recursos do Instituto Unimed-BH”, disse Rute durante sua fala.

O cooperado do Nicoop, Luiz Carlos Molinari Gomes, reforçou a importância da atuação do Instituto Unimed-BH e seu papel dentro da sociedade. "O Instituto reflete todo o esforço que a nossa Cooperativa tem como princípio básico, que é cuidar das pessoas com muito afeto e carinho!", disse.

 

COMPROMISSOS PÚBLICOS DA UNIMED-BH

Como parte da atuação da nossa Cooperativa, temos importantes compromissos públicos que, além de dialogarem com nossa natureza cooperativista, se integram à nossa estratégia de negócio, a fim de promover contribuições positivas e efetivas para toda a sociedade.

E você sabe quais são esses compromissos?

:: Somos signatários do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2012

:: Assumimos a responsabilidade de alinhar nossas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – saiba mais abaixo.

:: Desde 2019, passamos a integrar a Rede Desafio 2030, colaborando para os ODS prioritários para o Estado de Minas Gerais.

 

O QUE SÃO OS ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um conjunto de metas traçadas pela ONU e seus países membros em prol de um desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente amigável das economias globais. Ao todo, foram definidos 17 ODS, que se desdobram em 169 metas específicas. Uma vez assumido o compromisso público, é fundamental que as organizações promovam o alinhamento de suas diretrizes estratégias, seus propósitos e suas avaliações dos riscos e oportunidades a esses objetivos.

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top