25 Cooperados participaram de imersão em Suporte Intensivo (FCCS)
Nos dias 27 e 28 de Maio de 2023, 25 cooperados que atuam em nossas unidades assistenciais próprias participaram gratuitamente da capacitação licenciada para a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (SOMITI), ministrada pelos instrutores Hugo Urbano e Camila Isoni e coordenada por Leandro Braz de Carvalho, médico cooperado da Anestesiologista e intensivista.
Leandro é membro da SCCM e da ACCM (American College of Critical Care Medicine) e recebeu, em 2021, da SCCM o prêmio Safar Global Partner Award, pelas suas contribuições à Terapia Intensiva. Além disso, foi nomeado Fellow of Critical Care Medicine pela ACCM.
O cooperado também faz parte do comitê norte-americano do FCCS e organizou, com os demais instrutores da SOMITI, a tradução para o português do livro-texto e das aulas da 7a edição.
“O curso ‘Fundamental Critical Care Support’ – FCCS é um curso de imersão teórico prático, idealizado pela nossa sociedade congênere americana, SCCM e tem como principal objetivo introduzir os fundamentos do reconhecimento e tratamento inicial do paciente grave, em qualquer ambiente de atendimento, antes mesmo do transporte para a Unidade de Terapia Intensiva.
O conteúdo foi desenhado para o profissional não-intensivista, mas também o especialista, o que viabiliza melhor aproveitamento da sistematização e atualização do conhecimento. Como resultado dessa metodologia dinâmica, a participação dos cooperados foi excelente, discutindo e simulando o atendimento de pacientes em várias situações clínicas.”
O FCCS atua na capacitação de alunos por meio da Somiti há mais de 20 anos e a modalidade abordada no último final de semana para os médicos cooperados da Unimed BH foi um dos primeiros no Brasil utilizando a nova edição, publicada em 2022 e traduzida agora para o português, pela nossa equipe de instrutores.
A ‘famíla’ de cursos do FCCS é composta também por treinamentos para atendimento de pacientes graves pediátricos (PFCCS), obstétricos (FCCS Obstetrics) e cirúrgicos (FCCS Surgical), além de um curso de gerenciamento de crises (FCCS Crisis Management).