Cooperados aprovam mudanças no Estatuto Social da Cooperativa
As alterações no Estatuto Social da Cooperativa propostas à Assembleia Geral Extraordinária foram aprovadas pelos cooperados. As mudanças apresentadas pelo diretor Administrativo-financeiro, Múcio Pereira Diniz, contemplam adequações na numeração de artigos, na denominação e atribuições da Diretoria, e nos critérios da seleção pública de novos cooperados, além de medidas para ampliação da participação dos médicos.
Renumeração de artigos. Com aprovação por unanimidade, os artigos 29, 44 e 71 terão ajustes relacionados à remissão dos artigos 30, 31, 48, 49, 61 e 62, não havendo mudanças na redação desses. Outra definição aprovada por unanimidade foi a exclusão do artigo 99, que versa sobre a eleição e a posse de delegados, tendo em vista as disposições ali constantes já terem sido concluídas no ano de 2011, não havendo necessidade de permanecer no Estatuto.
Nomenclatura e atribuições da Diretoria. À luz da evolução organizacional da Cooperativa, foram propostas e aprovadas por unanimidade as adequações na nomenclatura e atribuições da Diretoria.
De acordo com o que foi deliberado, o diretor Comercial passa a ser denominado, a partir de agora, diretor Comercial e de Relacionamento Institucional, inserindo, nas suas atribuições, a responsabilidade de gerir as atividades de relacionamento com o cooperado e de comunicação institucional.
Na função do diretor Administrativo-financeiro, passa a constar a atribuição de gerir as atividades de planejamento estratégico, administrativas, financeiras, de inovação, novos negócios, tecnologia da informação, assessoria jurídica, gestão de pessoas, de patrimônio, de investimento, de controladoria e auditoria contábil-financeira. Outra mudança está relacionada à função do diretor de Provimento de Saúde, que passa a ser responsável também pela gestão do relacionamento e os resultados junto ao Sistema Unimed.
Participação. Outra medida contemplada na reforma no Estatuto e aprovada por unanimidade pelos médicos amplia a representatividade do Núcleo de Integração com Cooperados (Nicoop), que passa a ser composto por três cooperados titulares e três cooperados suplentes, além de, pelo menos, um membro da Diretoria.
Critérios para a seleção pública de cooperados. A Diretoria apresentou à Assembleia a proposta de adequação em um artigo relacionado aos critérios para a seleção pública de novos cooperados, de forma a ampliar o seu alcance, sem prejuízo da qualidade.
Aprovado pela maioria presente, o artigo 10 aborda a adequação do tempo de experiência exigido após a titulação na especialidade médica proposta. Com a deliberação dos cooperados, o tempo exigido passa a ser de um ano de exercício profissional. Esta medida visa a ampliar o alcance do processo seletivo, preservando a avaliação de títulos e da competência técnica, além de atrair profissionais mais jovens.
A maioria dos cooperados também aprovou a alteração no artigo 26, que trata sobre a atualização do valor da cota de ingresso na Unimed-BH, que passa a ser de 4.405 quotas-partes, de natureza indivisível, no valor correspondente a R$ 44.050,00.