Cooperado participa de debate sobre soluções para problemas da pesquisa clínica em Oxford
Buscar soluções para problemas recorrentes na execução de pesquisas e geração de evidências na área da saúde: esse foi o debate promovido pelo “Evidence Based Medicine Live” – EBMLive na escola de negócios da Universidade de Oxford, Reino Unido, entre os dias 15 e 17/07.
Atualmente, estudos clínicos são frequentemente enviesados por falhas na concepção, execução e interpretação dos seus resultados, segundo o cooperado da Nefrologia, Augusto César Soares dos Santos Júnior. “Esse tema tem atraído a atenção de pesquisadores em todo o mundo. Como resultado, o Centro de Medicina baseada em Evidências de Oxford publicou um ‘manifesto’, com o objetivo de dar visibilidade ao problema e debater soluções de forma propositiva”, afirma.
A proposta visa:
:: reduzir práticas de pesquisa questionáveis; :: abordar conflitos de interesses; :: garantir que a regulamentação de medicamentos e dispositivos seja transparente, independente e decidida com dados robustos; :: expandir o papel de pacientes na tomada de decisões; |
:: incentivar estudos pós-mercado com dados do mundo real;
:: apoiar as inovações que resultem em melhoria da qualidade assistencial e sejam sustentáveis;
:: incentivar e educar profissionais, formuladores de políticas públicas e a comunidade em geral para a prática de escolhas de cuidados em saúde baseados em evidências.
O médico cooperado foi selecionado pela organização do evento para receber o “Building Capacity Bursary”. Essa bolsa tem como objetivo apoiar e incentivar a criação de uma nova geração de líderes em medicina baseada em evidências, oferecendo uma oportunidade para pesquisadores em início de carreira buscarem soluções para os problemas atuais da pesquisa clínica.