skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Cooperado divulga livro sobre atendimento humanizado ao paciente idoso durante a pandemia

Você pode não ser geriatra, mas é comum receber pacientes idosos durante o seu atendimento?

Essa é uma realidade para muitos médicos, especialmente nos últimos anos em que o envelhecimento da população tem sido crescente na nossa sociedade. E durante a pandemia da COVID-19, as pessoas com mais de 60 anos ficaram ainda mais vulneráveis por fazerem parte do grupo de risco. A situação foi ainda mais complicada quando o idoso possuía alguma doença crônica, com sequela em órgão alvo, como déficit cognitivo, déficit neurológico, disfunção cardiovascular ou doença respiratória avançada.

Para estarmos preparados para lidar com todas as peculiaridades que o atendimento ao idoso requer, o Leonardo Pereira Florêncio, cooperado da Clínica Médica, Fellow no NUGG – HC UFMG, desenvolveu um modelo de atendimento humanizado ao paciente idoso, nos nossos serviços próprios, durante a pandemia da Covid-19.

“A iniciativa surgiu como uma necessidade real com o aumento do percentual de pacientes idosos chegando no serviço hospitalar com uma doença aguda pela Covid-19. Além de infectados pelo coronavírus, esses pacientes eram portadores de várias outras comorbidades, pacientes que não podíamos utilizar os mesmos meios de cuidados com a população adulta”, diz.

E como transformar a teoria em prática?

“O primeiro passo foi uma revisão da literatura médica, estudar a vulnerabilidade clínica e funcional de cada paciente idoso. Ao chegar no leito hospitalar, foram todos estratificados de acordo com o estrato funcional de Moraes e Lanna o IVCF 20, de forma que conseguimos entender a fragilidade do paciente. Capacitamos todo o nosso corpo assistencial multiprofissional, fizemos corridas de leito estruturadas e implementamos o cuidado beira leito, sendo possível garantir a qualidade assistencial, treinando a equipe da enfermagem para atuar e dar os sinais de alerta precoce. O idoso tem uma forma diferente de acordo com a funcionalidade e é preciso muita observação. O nosso modelo de cuidado, é um modelo amigável”, conta.

O projeto foi reconhecido em 2022 pela Sociedade Brasileira de Geriatria e virou até livro! O cooperado descreve na obra, em uma leitura rápida e fácil, como implementar o modelo de cuidado amigável aos idosos no ambiente hospitalar na Unimed-BH. O livro já está sendo comercializado na Coopmed e pode ser adquirido clicando aqui.

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top