Convivência em harmonia
Ele é dramaturgo, cronista, filósofo e cooperado da Neurocirurgia. O escritor de livros, peças de teatro e trabalhos científicos também coordena um curso sobre AVC, com desconto para cooperados
Ele escreve desde a adolescência. Jair Leopoldo Raso entrou para o curso de medicina ao mesmo tempo em que começou a fazer teatro. No início, exercer as duas profissões era fonte de conflito. Hoje, porém, o cooperado da Neurocirurgia diz praticá-las em harmoniosa convivência. E um dos fundamentos para alcançar tal harmonia ele encontrou no conhecimento do nosso cérebro.
“Temos dois hemisférios cerebrais, cada um com características totalmente diferentes. O hemisfério direito é criativo, atemporal, espacial, musical. O esquerdo é o hemisfério da linguagem, razão, organização. Portanto, descobri que todos nós temos que fazer na vida pelo menos duas coisas diferentes”, revela. No caso de Jair, a medicina, “jovem ciência”, convive com as artes cênicas e a literatura. “A medicina é mais exigente. Dedico a ela a maior parte do meu tempo”, avalia.
No último dia 13/2, a nova peça de Jair Raso estreou no Grande Teatro Unimed do Cine Theatro Brasil. Espelho foi escrita em homenagem à atriz do teatro mineiro, Wilma Henriques, e à saudosa TV Itacolomi. “Ela começou lá, em 1959, sua brilhante carreira de atriz. Dez anos depois, por coincidência, eu também trabalhei na TV Itacolomi, como comentarista esportivo mirim”, relembra.
|
As histórias médicas e outras nem tanto já renderam obras literárias no currículo. Em 2015, o cooperado lançou A Caneta que Mata, coletânea de crônicas publicadas previamente em seu blog. |
|
Já em 2017, ele publicou o livro de ensaios, Saúde, vida longa e morte súbita, em que aborda suas andanças pela medicina, teatro e filosofia. Neste ano, Jair deve lançar uma coletânea de contos escritos desde a adolescência e pelo menos três trabalhos científicos, frutos da atividade médica.
Curso sobre AVC: inscreva-se com desconto
As atividades cotidianas de Jair Raso continuam… Ele esteve à frente da implementação da linha de cuidado do Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Hospital Unimed – Unidade Contorno, junto ao cooperado da Neurologia, Marcelo Vega. E irá coordenar um curso de pós-graduação, com data a confirmar, para aperfeiçoar e formar profissionais da área da saúde que desejam trabalhar em linhas de cuidado para o AVC.
“O diagnóstico precoce e tratamentos novos para o AVC isquêmico mudaram a história da doença. A linha de cuidado é um conjunto de ações coordenadas, que vão desde a informação aos clientes para o diagnóstico de suspeita de AVC, que é uma emergência médica, passa pelo atendimento pré-hospitalar e vai até o atendimento no hospital, em salas de emergência, CTI e enfermaria”, afirma Jair. A reabilitação e o seguimento ambulatorial fecham essa linha. A abordagem integrada da doença reduz a incidência de déficits neurológicos, além de salvar vidas.
Para mais informações sobre o curso Acidente Vascular Cerebral, com 15% de desconto para cooperados, clique na imagem abaixo.

