Consulta On-line: uma forma segura de atender os seus pacientes
Estamos vivendo um momento novo e complexo no cenário de saúde. O contexto da pandemia do novo coronavírus fez com que muita coisa mudasse para que as pessoas conseguissem continuar suas vidas em um mundo completamente diferente.
A necessidade do distanciamento social e reforço dos hábitos de higiene impactaram o nosso cotidiano tanto no aspecto pessoal, quanto no profissional. A Unimed-BH, pensando em seguir com o cuidado oferecido aos cooperados e clientes, desenvolveu uma ferramenta para que os médicos consigam acompanhar os seus pacientes durante este período tão complexo: a consulta on-line de acompanhamento.
A ferramenta da consulta on-line, que foi desenvolvida de forma simples e didática, é o sistema exclusivo da nossa Cooperativa para os atendimentos à distância. Somente por meio dessa ferramenta oficial é possível remunerar nossos cooperados pelas consultas virtuais.
Nosso formato de atendimento será liberado exclusivamente durante o período de pandemia da Covid-19 e está baseado nos termos da autorização prevista na Lei nº 13.989, de 15/4/2020, regulamentado pela Portaria nº 467, de 20/3/2020 do Ministério da Saúde.
Lembramos que o atendimento via WhatsApp, ligações ou e-mails, por exemplo, não terão remuneração reconhecida.
Como funciona a remuneração para os atendimentos on-line?
A consulta on-line não tem o propósito de substituir a consulta presencial, mas sim de ser uma forma de complementariedade do atendimento. Ela está sendo implementada nesse contexto de pandemia em que há restrições de circulação e contato social, para proteger a saúde das pessoas, inclusive do próprio médico cooperado.
A remuneração da consulta on-line equivale a 50% do valor da consulta presencial, proporcionando uma oportunidade de ganho extra num eventual contato com o paciente. Vale ressaltar que o percentual foi definido de acordo com estudos sobre o que vem sendo praticado pelo mercado nesse tipo de atendimento, incluindo o Sistema Unimed.
Você conhece os pré-requisitos para começar a usar a ferramenta? Confira abaixo:
1 – Antes de tudo, para realizar consultas on-line de acompanhamento é preciso liberação para atender consultas presenciais na Unimed-BH. Só serão possíveis atendimentos a clientes já atendidos anteriormente de forma presencial.
2 – Acesse o site dos cooperados (www.unimedbh.com.br/cooperados), procure o banner sobre o tema, leia e assinale o Termo de Aceite.
3 – Realize o curso Tutorial para Consulta Eletiva On-line, disponível em www.universidadeunimedbh.com.br
Após assinar o termo e fazer o curso, o que acontecerá?
Em até 6 horas úteis da finalização do curso, você receberá um e-mail com as orientações necessárias e os acessos à ferramenta.
Como vai funcionar para o cliente?
:: Haverá um limite de 3 consultas no semestre, por cliente, ou seja, cada cliente poderá consultar on-line 3 vezes, podendo ser com o mesmo médico ou não. As consultas de retorno não se aplicam a essa regra.
:: Haverá incidência de coparticipação conforme o contrato do cliente.
:: Nesse primeiro momento, o atendimento on-line é apenas para clientes da rede ampla, mas já estamos estudando a ampliação para os demais produtos e clientes.
Como será o agendamento das consultas?
As marcações das consultas poderão ser feitas pelo médico ou secretária no Telessaúde ou pelo próprio cliente, no Espaço do Cliente, disponível no site www.unimedbh.com.br.
Outras regras e orientações estarão disponíveis em um manual que será enviado a seu e-mail após a realização dos passos citados acima.