Conselho Social debate virtualmente medidas de apoio e proteção durante a pandemia
A pandemia de coronavírus tem levado para o espaço virtual a nossa maneira de trabalhar e se comunicar. Esta forma de contato foi utilizada com sucesso nessa quarta-feira, 29, na reunião do Conselho Social. O encontro foi realizado, pela primeira vez, de forma virtual, e reuniu cerca de 130 conselheiros durante quase 4 horas. A reunião trouxe as iniciativas adotadas pela Unimed-BH como forma de apoio e proteção aos seus cooperados, clientes, prestadores e sociedade em geral – em um trabalho conjunto de todas as áreas da Cooperativa contra a Covid-19.
O diretor-presidente, Samuel Flam, em sua fala de abertura, destacou o ineditismo do cenário e a importância de um trabalho direcionado ao cuidado com as pessoas. “Estamos vivendo um momento único na história da humanidade e, consequentemente, na história de nossa cooperativa. A velocidade das decisões precisa superar grandes obstáculos para que consigamos oferecer a maior tranquilidade para nossos cooperados, colaboradores, prestadores e clientes”, destacou.
Dando início às apresentações, o Superintendente de Atenção à Saúde, Sérgio Bersan, trouxe um panorama sobre a situação da pandemia no Brasil e no mundo. Ele destacou as ações de vigilância epidemológica e de comunicação implantadas pela Unimed-BH em sua rede. Além disso, trouxe dados atualizados sobre o comportamento do vírus, estudos sobre as alternativas de tratamento e perspectivas para saída da crise. “Nossas estratégias de combate ao vírus serão elaboradas olhando os erros e acertos dos outros países, mas vamos precisar encontrar nosso caminho. Qualquer decisão sobre o momento de sair do isolamento, deve ser tomada com base na verificação de dados. É preciso garantir segurança para que voltemos nossas vidas à atividade normal”, explicou.
Confira no vídeo abaixo a apresentação completa realizada pelo Superintendente de Atenção à Saúde, Sérgio Bersan.
Ao longo da reunião, os membros da diretoria destacaram também as diversas frentes com as quais a cooperativa está trabalhando para garantir segurança e tranquilidade para cooperados, prestadores e clientes. Foram apontadas iniciativas pioneiras da Unimed-BH, como a implementação da Consulta On-line Coronavírus para clientes; o telemonitoramento domiciliar; a ampliação de 220 leitos na rede própria, além de toda a articulação feita com a rede credenciada; o reforço de profissionais, com a contratação de 350 novos colaboradores; a parceria feita com a prefeitura de Belo Horizonte em que a Unimed-BH cedeu seu sistema de consulta on-line.
Os diretores também abordaram as campanhas, ações educacionais e benefícios para cooperados nesse momento de pandemia, as ações de valorização das equipes na linha de frente do atendimento, além de iniciativas com foco nas comunidades apoiadas pelo Instituto Unimed-BH e para a sociedade como um todo.
Encerrando o encontro, o Diretor-Presidente, Samuel Flam trouxe o cenário econômico ocasionado pela crise a apontou tendências para o mundo pós-pandemia. Ele destacou as transformações que devem acontecer na forma como as pessoas se relacionam, trabalham e fazem negócios. Por fim, apresentou perspectivas para o mercado da saúde suplementar, que deve experimentar mudanças tanto na maneira de atuar, como na forma como é demandado pelos clientes.
Confira no vídeo abaixo os momentos mais importantes de cada apresentação e também o conteúdo apresentado pelo diretor-presidente, Samuel Flam, na íntegra.