Conselho Social conclui participação inédita na construção do planejamento estratégico
Uma iniciativa inédita na Unimed-BH reforça como a valorização da participação dos cooperados é um compromisso permanente da nossa cooperativa e tem trazido cada vez melhores resultados para o negócio. Pela primeira vez, o Conselho Social contribuiu com a construção do nosso planejamento estratégico e a conclusão do trabalho foi compartilhado em primeira mão durante a última reunião do grupo, realizada na terça-feira, dia 28.
Para a conselheira Soraya dos Santos, cooperada da Dermatologia e uma das relatoras do Conselho Social, a abertura à participação foi uma grande conquista para a Cooperativa. “Até então, o Conselho Social tinha papel consultivo. Agora, além de discutir e propor, tivemos a oportunidade de traçar metas e principais itens do planejamento estratégico”, afirmou.
A conselheira Andrea Chaimowicz, cooperada da Pediatria, também participou do grupo de relatores e acrescentou: "Esse trabalho demonstra o amadurecimento do Conselho Social, com a participação de cada um de nós".
O diretor-presidente Samuel Flam reforçou a relevância dessa iniciativa para a sustentabilidade da Unimed-BH. “O planejamento é muito importante para determinar com muita clareza onde queremos chegar. E ganhamos muito ao construir as diretrizes com a participação de cooperados”, completou.
Entenda como foi a construção do planejamento estratégico
O debate teve início no dia 20 de junho, durante a primeira reunião em que conselheiros e diretores fizeram a discussão inicial sobre estratégia, com o olhar voltando para o tema Mercado e Concorrência. No dia 9 de agosto, o debate avançou em novo encontro do grupo, desta vez com base em mais três grandes pilares que envolvem a atuação da Unimed-BH: Serviços Próprios, Modelo Assistencial, Governança e Participação. A partir desses temas, os conselheiros se dividiram em 12 grupos para identificar as principais forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da Cooperativa frente ao mercado.
O trabalho teve continuidade em setembro e outubro, conduzido por 12 relatores do Conselho Social, representantes dos grupos de discussão. Juntos, os conselheiros consolidaram as contribuições, durante quatro encontros, que resultaram na definição de diretrizes para a atuação da Unimed-BH.