skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Conhecimento e integração para continuar no topo da saúde suplementar

Com o objetivo de entender desafios, planejar o futuro e integrar aqueles que estarão à frente da Unimed-BH nos próximos quatro anos, novos conselheiros, gerentes, superintendentes, gestores do período de 2018 a 2022 e nova diretoria participaram de uma imersão sobre a Cooperativa nos dias 29 e 30 de abril.

Em dois dias de atividades, os novos conselheiros interagiram em dinâmicas em grupo, assistiram a palestras e aprofundaram os conhecimentos sobre os processos da Unimed-BH.

Cada um dos diretores da gestão anterior apresentou cenários e desafios de sua respectiva área. Diretor-presidente de 2014 a 2022, Samuel Flam ressaltou aos novos conselheiros os valores que devem permanecer na cultura da cooperativa, como a abertura para pontos de vista divergentes, o conhecimento como base para tomada de decisão, escolher o que é certo e não o que é fácil e ampliar o olhar sempre com vistas à inovação. Múcio Pereira Diniz (Serviços Próprios) e José Augusto Ferreira (Provimento de Saúde) também falaram sobre seus aprendizados na diretoria nos últimos quatro anos. O superintendente-geral, Túlio Ferreira, apresentou a estrutura organizacional da Unimed-BH e os direcionadores estratégicos para 2022.

Os integrantes dos Conselhos de Administração, Fiscal, Técnico-Societário, Núcleo de Interação com o Cooperado e do Conselho Consultivo do Instituto Unimed-BH também tiveram a oportunidade de discutir propostas. Após conhecerem os pilares da cooperativa e se reunirem em grupos temáticos, os conselheiros apresentaram suas visões sobre Clientes e Mercado; Cooperados, Colaboradores e Sociedade; Prestadores, Sistema Unimed e Modelos de Assistência à Saúde; Suporte ao Negócio, Governança e Inovação. Eles fizeram um alinhamento dos pilares estratégicos às propostas de gestão para este novo ciclo da Unimed-BH.

Brilho nos olhos e conhecimento

O novo diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret, abriu as atividades do segundo dia do encontro. Ele ressaltou que é fundamental que os médicos cooperados se apropriem de suas funções como conselheiros e entendam suas responsabilidades. “Queremos essa vontade de trabalhar e esse brilho nos olhos. Mas com cada um conhecendo e equilibrando seu papel na gestão da governança corporativa, muito importante para os próximos anos de gestão. Só assim vamos, juntos, dar continuidade ao ciclo virtuoso que temos assistido na Unimed-BH”, enfatizou.

O último dia foi marcado pela palestra de Diego Barreto, vice-presidente de Finanças e Estratégia do iFood, mentor na Endeavor e na 500 Startups, com atuação em mais de trinta startups em diferentes países.

Com uma abordagem provocativa, Barreto falou sobre a necessidade de as empresas estarem atentas ao mercado digital, reforçando o papel das lideranças e conselheiros no sentido de enxergarem as inúmeras oportunidades que surgem todos os dias e a necessidade de agilidade nas decisões.

O superintendente Administrativo-Financeiro Fernando Coelho apresentou o planejamento estratégico da Cooperativa, enfocando a necessidade de responder a questões como o acirramento da concorrência, manutenção da qualidade a preços competitivos, desburocratização e simplificação. Fernando Coelho também destacou a importância da abertura para opiniões divergentes como fator de construção de relações de confiança.

 


 

Avaliação dos Conselheiros

Adelino de Melo Freire Júnior, infectologista e membro do Conselho Técnico-Societário disse que a imersão é uma oportunidade única para o conselheiro conhecer a complexidade da operação da Unimed-BH.

“Dá muito orgulho. É muita informação, mas é um momento muito rico, tanto por conhecer a parte estrutural quanto pelo relacionamento com as pessoas que estarão com você ao longo dos quatro anos de mandato. Achei muito importante conhecer o planejamento estratégico da Unimed. A palestra do Diego foi inspiradora no sentido da nova realidade tecnológica para a qual temos que nos preparar”.

 

Lidiane Magalhães Lemos, ginecologista e membro do Conselho de Administração, avalia que o encontro foi uma oportunidade de se unir aos colegas em torno do objetivo de pensar juntos o presente e o futuro da cooperativa.

“A interação com o corpo executivo da Unimed é uma oportunidade única; permitiu uma troca de experiência bilateral, pois pudemos reunir a alta expertise dos nossos gestores com a prática e o conhecimento que nós, como médicos cooperados, temos do dia a dia da assistência. Isso proporciona uma sinergia valiosa, amplia muito a nossa visão estratégica e deixa muito claro para nós a complexidade da operação e a necessidade de nosso esforço para continuarmos sendo protagonistas do mercado de saúde”.

 

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top