Conheça os papeis e responsabilidades dos nossos órgãos de governança
A Unimed Belo Horizonte conta com diversos órgãos de governança, entre eles a Assembleia Geral, Conselhos Social, Fiscal, Técnico-societário, de Administração e outros. Você sabe quais são as atribuições de cada um deles? Conhece os papeis e responsabilidades de cada um desses órgãos? Confira abaixo um breve resumo:
Assembleia Geral |
É o principal órgão de governança da Unimed-BH. A cada cooperado cabe um voto, independentemente do seu capital. É nas assembleias que os cooperados elegem os pares para representa-los nos demais órgãos de governança e decidem sobre outros temas da Cooperativa. São realizadas duas reuniões por ano: uma ordinária e outra extraordinária, podendo esse órgão ser acionado sempre que necessário. |
Conselho de Administração |
Composto por 19 cooperados eleitos, com mandato de quatro anos. Delibera sobre a condução dos negócios, assegurando retorno do investimento no longo prazo e equilíbrio entre os anseios dos cooperados, com foco na sustentabilidade. |
Conselho Técnico-societário |
Composto por seis cooperados eleitos, com mandato de quatro anos. Instaura e conduz processos administrativos para apurar possíveis infrações às normas internas cometidas por cooperados. |
Conselho Fiscal |
Composto por seis cooperados eleitos, com mandato de quatro anos. Fiscaliza a gestão, as operações financeiras e a prestação de contas, recomendando ou não sua aprovação pela Assembleia Geral. É assessorado por auditoria externa independente. |
Núcleo de Integração com Cooperados (NICOOP) |
Composto por seis cooperados indicados pelo Conselho de Administração, com mandato de quatro anos. Promove a filosofia cooperativista e o conhecimento técnico-científico entre os cooperados. |
Conselho Social |
Composto por conselheiros, delegados, integrantes do Núcleo de Integração com Cooperados (NICOOP). Possui função consultiva, discute macropolíticas e estratégias da Cooperativa, formulando propostas para o Conselho de Administração. |
Comitês de Especialidades |
Um comitê por especialidade é composto por cooperados, sendo um presidente da Sociedade Médica ou seu representante e quatro membros indicados pelo Conselho de Administração por reconhecida competência técnica. Assessoram o Conselho de Administração em estudos, avaliações de tecnologias, elaboração de protocolos e indicadores e definição de critérios técnicos para atividades inerentes à especialidade. |
Assembleia Geral de Delegados |
Composta por 107 cooperados eleitos de forma proporcional entre as especialidades, com mandato de quatro anos. Julga recursos apresentados por cooperados punidos em decorrência de processos administrativos por infração às normas internas. |
Diretoria |
Composta por cinco cooperados integrantes do Conselho de Administração, com mandato de quatro anos. Responde de forma colegiada, pela gestão e pelo alcance dos resultados, seguindo as diretrizes do Conselho de Administração e as deliberações da Assembleia Geral. Formada pelo diretor-presidente e os diretores de Provimento de Saúde, de Serviços Próprios, Administrativo-financeiro, Comercial e de Relacionamento Institucional. |