Conheça as iniciativas de ESG no pilar social
Seguimos com a nossa campanha sobre Sustentabilidade e ESG. Hoje damos continuidade à apresentação do ESG e desta vez vamos apresentar o segundo pilar, representado pela letra “S” de Social. Essa frente engloba as práticas de diversidade e inclusão com nossos públicos internos e clientes, além de oportunidades de desenvolvimento oferecidas para a comunidade em que atuamos.
Ao longo do ano, são várias as iniciativas da Unimed-BH divulgadas em nossos canais de comunicação que reforçam o nosso compromisso com o Social. Veja algumas das nossas ações:
INCLUSÃO
Por meio do Programa Vem Ser, o Programa de Capacitação Profissional para Pessoas com Deficiência, oferecemos oportunidades para que talentos do mercado possam passar por um período de formação na Unimed-BH, com possibilidade de contratação após três meses de prática em áreas assistenciais ou administrativas.
O Programa Aprendiz também abre espaço no nosso time para jovens com 16 a 18 anos que estejam em busca da primeira oportunidade no mercado de trabalho. Colaboradores e cooperados podem indicar e, inclusive, estamos na fase de seleção. Em dezembro serão divulgação os candidatos aprovados.
DIVERSIDADE
Aqui na Unimed-BH não cabe preconceito. O respeito é indispensável. Esse é um tema permanente em nossos canais de comunicação. Inclusive, o compromisso com o respeito está expresso em nosso Código de Conduta e Relacionamento.
Também valorizamos o respeito aos clientes com a emissão da carteirinha com nome social. E independentemente da identificação, o que prevalece é o foco do cliente e a empatia.
A pluralidade também está expressa em nosso quadro de colaboradores, conforme demonstra o quadro diversos de raças e etnias (dados publicados no Relatório de Gestão 2021). Além disso, nosso time é formado por 24% de homens e 76% de mulheres, com representatividade de 65% da atuação feminina entre as lideranças.
INSTITUTO UNIMED-BH
Promover a cidadania faz parte do nosso propósito de cuidar de vidas e do compromisso da Cooperativa com a sociedade. E o Instituto Unimed-BH é nosso braço social responsável por várias das iniciativas que abrem oportunidades para o desenvolvimento da comunidade em que atuamos.
NOSSA PRESENÇA NO MORRO DAS PEDRAS
Já são 15 anos de relacionamento da Unimed-BH com a comunidade, que teve início pouco tempo após a inauguração da Maternidade Unimed – Unidade Grajaú, localizada na região. Uma das iniciativas oferecidas para crianças e jovens da comunidade desde a nossa chegada ao Morro das Pedras é a Escola de Artes Instituto Unimed-BH. Com aulas de percussão, danças urbanas, jazz e balé, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades com acompanhamento de professores preparados. As atividades são realizadas em parceria com o Grupo Cultural Arautos do Gueto, o Camaleão Grupo de Dança/ Escola de Dança Núcleo Artístico e a Escola Municipal Hugo Werneck.
PROGRAMA SOCIOCULTURAL UNIMED-BH: TRANSFORMANDO SONHOS EM REALIDADE
O Programa Sociocultural Unimed-BH há mais de 20 anos valoriza a economia criativa em nossa área de atuação, fomenta a produção artística mineira, gera impacto social de base e trabalho e renda em nossa área de atuação.
São mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores que participam como incentivadores do Programa e contribuem para transformar sonhos em realidade. Com amparo da Lei de Incentivo à Cultura, o Instituto Unimed-BH investe em projetos, preferencialmente, de artes cênicas, visuais ou integradas, música instrumental e erudita, manutenção de museus e patrimônio cultural. Dessa forma, oferece, gratuitamente ou a preços populares, uma programação cultural de qualidade, que percorre espaços públicos e privados de Belo Horizonte e região metropolitana.
JOVENS PROFISSIONAIS: CRIANDO OPORTUNIDADES
O Programa Jovens Profissionais é mais uma ação de voluntariado do Instituto Unimed-BH com o compromisso de qualificar jovens de 16 a 18 anos para o mercado de trabalho e contribuir com a formação empreendedora. Já são mais de 16 anos da iniciativa realizada em parceria com a Junior Achievement de Minas Gerais e Gerência de Pessoas e Educação Corporativa (GPEC). Anualmente, as inscrições são abertas para jovens das comunidades atendidas pelo Instituto, mensageiros internos e jovens aprendizes que atuam na Cooperativa, além de indicados por colaboradores e médicos cooperados. Durante o curso, os participantes têm acesso a conteúdos sobre carreira e protagonismo, ética, inovação, sustentabilidade, português com foco no Enem, comunicação, redes sociais e profissões.
Semana que vem tem mais
Nossa campanha continua nas próximas semanas. O tema seguinte será o pilar Governança do ESG e vamos contar sobre as iniciativas praticadas pela Unimed-BH.