skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Confira orientações assistenciais para pessoas com suspeita de Febre Amarela

Em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Comitê de Vigilância Epidemiológica da Unimed-BH tem realizado o monitoramento das notificações de suspeita e diagnóstico de arboviroses  para agir preventivamente, desenvolvendo ações que amenizem possíveis situações de crise ou epidemia.

Tendo em vista o crescente número de casos suspeitos de Febre Amarela em Minas Gerais, os profissionais da saúde devem estar atentos às manifestações clínicas de seus clientes, identificando e realizando o manejo adequado de pacientes com sintomas compatíveis à doença.

Em 2018, até o momento, foram notificados 108 casos de Febre Amarela, sendo que, desses, 22 já foram confirmados e outros 46 continuam em investigação (dados da Secretaria Estadual de Saúde Minas Gerais – SESMG).

Do total de casos confirmados, 16 evoluíram para óbito, o que representa um índice superior a 70% de letalidade da doença.

Os óbitos ocorreram em Nova Lima (4), Belo Horizonte (2), Mariana (2), Barra Longa (1), Brumadinho (1), Carmo da Mata (1), Goianá (1) e Mar de Espanha (1).

Nesse contexto, reforçamos a importância de orientar os seus pacientes a consultarem o cartão de vacinas e atualizá-lo, se necessário.

Clique nos links abaixo para se atualizar sobre o assunto e conferir as orientações para identificação e conduta de pessoas com suspeita da doença: 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top