Competências da Atenção Primária devem ser premissas da assistência
Para compartilhar conhecimento e experiência sobre o modelo de Atenção Básica à Saúde, o professor da Harvard Medical School, Robert Janett, ministrou palestra durante a última reunião do Conselho Social, no dia 5. Na oportunidade, o palestrante, que também é médico de cuidados primários da Cambridge Health Alliance, fez uma reflexão sobre os desafios da saúde suplementar e as soluções para o aprimoramento da assistência.
“O que vemos na saúde suplementar é um sistema quebrado com bons médicos trabalhando. Se querem mudar os resultados, têm que mudar o sistema. Uma das principais mudanças é a introdução da redução de custos, seguida pela diminuição da taxa de sobreutilização”, afirmou Janett. “As principais competências da Atenção Primária – vigilância, prevenção e gestão de doença crônica – podem nos dar a direção para o novo modelo”, completou.
Para exemplificar as contribuições da Atenção Básica, o professor relatou dois casos clínicos reais em que essas competências, aplicadas de formas diferentes, atribuíram resultados diversos aos tratamentos. “Em 2002, uma paciente fez colonoscopia e, por ter sido identificada a formação inicial de um tumor, foi solicitado que o exame fosse repetido após determinado período. Porém, a paciente não retornou para acompanhamento e o caso foi agravado, com custo alto para tratamento. Com isso, quero mostrar que não podemos descuidar e oferecer o atendimento adequado. É preciso fazer busca ativa do pacientes”, afirmou Janett.
“Já o outro caso revela como o modelo de sucesso é baseado em Atenção Primária. Em 2005, uma paciente de 57 anos com diabetes, hipertensão e retinopatia iniciou acompanhamento. Foi preciso compreender o quadro familiar para que o tratamento fosse adequado também à sua realidade social e, por isso, o trabalho envolveu apoio de nutricionista e psicólogo”, relatou. “O que vocês podem compreender desse caso é que nosso modelo tradicional médico-paciente não é perfeito. Se queremos melhorar o sistema, devemos mudar o modelo de prestação de serviço”, reforçou.
Robert Janett encerrou sua apresentação reforçando a importância da introdução da Atenção Básica. “Quero deixar para vocês um importante recado para alcançar a excelência: vamos investir na busca ativa de nossos pacientes para não falharem em seus exames de rotina e guiar o paciente para fazer a escolha consciente de cuidar da saúde – principalmente quando é resistente ao tratamento”, afirmou.