Começamos a aplicar a segunda dose da vacina contra a COVID-19
A Unimed-BH permanece acompanhando as atualizações relativas à campanha de vacinação contra a COVID-19. Neste momento, as doses estão sendo distribuídas pelas prefeituras da nossa região, que também estão definindo os grupos prioritários. Nesse sentido, as aplicações estão sendo feitas em nossas unidades seguindo essas diretrizes determinadas pelas próprias prefeituras, conforme divulgamos aqui na última semana. Reforçamos que a Unimed-BH não tem autonomia na escolha dos grupos a serem vacinados.
Lembramos que todo o fornecimento do imunizante está sendo realizado exclusivamente pelo poder público e não há, até o momento, a opção oficial de compra da vacina por instituições privadas.
Confira abaixo os grupos priorizados conforme orientação das prefeituras de BH, Contagem e Betim:
Dessa forma, os profissionais de saúde das Unidades descritas acima (de Belo Horizonte, Betim e Contagem) receberão, até o dia 19 de fevereiro, a segunda dose da vacina contra a COVID-19. Mais uma importante etapa que garante a segurança e traz esperança aos nossos cooperados e colaboradores que estão atuando na linha de frente.
VACINAÇÃO NA REDE PRÓPRIA
Em nossas três unidades hospitalares de Belo Horizonte, a segunda dose da vacina começou a ser aplicada no dia 11 de fevereiro, com cronograma de imunização até o próximo dia 19 deste mês.
Os profissionais elegíveis que não receberam a primeira dose em janeiro e atuam no HU – Contorno, São Camilo, Maternidade Grajaú e Hospital Pedro I também estão tendo uma nova oportunidade de passar pela fase inicial da imunização.
Na Unidade Contagem e no HU – Betim, além da segunda dose que será realizada do dia 11 a 16/2, haverá ampliação para imunização dos profissionais elegíveis que ainda não receberam a primeira dose. Todo esse fluxo foi alinhado internamente e as equipes já foram orientadas.
COMUNICAÇÃO PELO WHATSAPP
Cada profissional já imunizado com a primeira dose está recebendo uma mensagem da Unimed-BH via WhatsApp reforçando data e horário da sua segunda dose, além da necessidade de apresentação do cartão de vacina comprovando o recebimento da primeira imunização.
DIRETRIZES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
De acordo com o Ministério da Saúde, a população-alvo da campanha nacional de vacinação foi priorizada segundo os critérios de exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença.
O Ministério da Saúde informou também que todos os trabalhadores de saúde serão contemplados, entretanto a ampliação da cobertura desse público vem sendo gradativa, conforme disponibilidade de vacinas.
Outras informações sobre a campanha de vacinação serão compartilhadas pela Unimed-BH tão logo estejam disponíveis.