skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Com apoio do Instituto Unimed-BH, escola de música Sabra amplia atuação em Contagem

Sociedade Artística Brasileira e a Associação Eldorado de Apoio à Vida celebram Termo de Parceria que tem por objetivo a expansão da Escola de Música em Contagem

A partir deste mês, a Associação Eldorado de Apoio à Vida, localizada no bairro Eldorado, em Contagem, passa a ofertar, em parceria com a Sociedade Artística Brasileira (Sabra), oficinas de Musicalização Inclusiva para mais de 200 crianças e adolescentes atendidos pela Instituição. A Escola de Música Sabra existe desde 2013 e tem o objetivo de promover a inclusão social e a preservação do patrimônio cultural brasileiro, de forma gratuita e continuada, disponibilizando capacitação, acesso e integração ao mundo do trabalho.

Segundo o presidente da Sabra, o maestro Márcio Pontes, as novas ações da Escola de Música Sabra em Contagem vão potencializar as atividades já realizadas há dois anos na Escola Municipal Professora Lígia Magalhães. “Essa ampliação do projeto vai trazer diversas oportunidades para as crianças da Associação Eldorado, além de beneficiar as crianças da comunidade atendida pela Escola Municipal Professora Lígia Magalhães”, declara Pontes.

A Associação Eldorado de Apoio à Vida trabalha há mais de 40 anos para proporcionar suporte às pessoas que apresentam deficiências intelectual e física como paralisia cerebral, síndrome de down e outras doenças neurológicas. Tradicional em Contagem, foi a primeira instituição especializada no município a ofertar gratuitamente oficinas semiprofissionalizantes e socioeducativas, atenção psicopedagógica, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional para pessoas portadoras de deficiência. Além disso, desenvolve também ações Integradas de Reabilitação e capacitação para o trabalho.

No novo espaço em Contagem, a Escola de Música Sabra oferecerá ainda 80 vagas para o curso de Musicalização Infantil para crianças de 8 a 10 anos, totalmente gratuito. As aulas terão uma hora e trinta minutos de duração e serão realizadas às quartas-feiras nos turnos manhã e tarde. Para participar é necessário que um dos pais ou responsável preencha o formulário de matrícula na secretaria da Escola. O edital com informações completas está disponível na Internet no endereço sabra.org.br/site/editais/.

Além de Contagem, em agosto, também serão ofertadas 40 vagas em Betim e 40 vagas em Raposos para o curso de Musicalização Infantil e 20 vagas para o curso de Musicalização Inclusiva em Betim, em parceria com a APAE Betim.

Segundo Márcio essas novidades vão impactar positivamente todas as ações já realizadas pela Sabra em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ibirité, Nova Lima e Raposos. As oficinas de musicalização são ofertadas gratuitamente às comunidades locais graças ao financiamento por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do patrocínio máster do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH.

A diretora-presidente do Instituto Unimed-BH, Mercês Fróes, destaca a importância da ampliação da Escola de Música Sabra em Contagem e, reforça ainda, que essa iniciativa faz parte das diversas ações de responsabilidade sociocultural da Unimed-BH que terão início em 2023 no município. “Como uma cooperativa de trabalho médico, nós temos a responsabilidade social como um dos nossos princípios e apoiamos projetos que tenham impacto social nas comunidades onde atuamos. A Sabra é um parceiro de longa data que faz um trabalho incrível de inclusão social por meio da música, transformando a vida de dezenas de crianças. Graças ao apoio dos médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH poderemos expandir esse projeto para mais crianças de Contagem”, declarou.

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top