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Conselho Social se reúne para última reunião da gestão dos delegados atuais

No dia 2 de agosto aconteceu a última reunião com a atual composição do Conselho Social, uma vez que no próximo mês teremos eleição para novos Delegados. O encontro teve o tom de fechamento e trouxe, além do cenário da Saúde Suplementar, a atualização sobre o plano de ações de redução de custos assistenciais – com iniciativas sugeridas pelos Conselheiros – e, também, sobre a Jornada do Cooperado, que teve a ampla participação do Conselho Social em sua construção.

Clique aqui e veja o que os médicos cooperados falaram sobre a Cooperativa. 

O diretor-presidente, Frederico Peret abriu a reunião agradecendo aos colegas. "Desde que assumimos a gestão da Cooperativa, tivemos no Conselho Social parceiros de trabalho e que, de forma muito participativa, contribuíram para importantes avanços e em atividades de construção coletiva, como a jornada do cooperado e, também, o plano de redução de custos assistenciais, que serão temas da reunião de hoje", celebrou. 

Na sequência, tivemos a apresentação dos informes de interesse dos cooperados, que ficaram a cargo do diretor de Gestão Empresarial, Geraldo Botrel.

Balanço e legado

Celebrando o final da gestão 2019-2023 do Conselho Social, a diretora de Relacionamento com o Cooperado, Mercês Fróes, relembrou os principais projetos da cooperativa nos últimos 4 anos. Leia aqui a matéria especial sobre o legado do Conselho Social.

Cenário do setor

Na sequência, o diretor de Mercado, Garibalde Mortoza, apresentou os principais dados da Saúde Suplementar.

Comparando 1º trimestre de 2022 com 1º trimestre de 2023 o resultado líquido apresentou uma redução de 41% e o prejuízo operacional comparado com o 1º trimestre 2022 teve um aumento de 55%. “Esses números são resultado de alguns fatores: desequilíbrio da balança, na qual o público de idosos tem aumentado enquanto o número de usuários jovens tem caído, aumento do uso dos planos após a pandemia e alta inflação médica”, resumiu Garibalde.

No que diz respeito aos Sistema Unimed, Garibalde atualizou os Conselheiros sobre a situação da Unimed Rio e, também, da Unimed Inconfidentes. O diretor também apresentou os principais indicadores da Unimed-BH, que você pode conferir no Radar Unimed-BH.
 

Avanços nas proposições do Conselho Social

Outro conteúdo compartilhado com os cooperados foi o status sobre as proposições de redução de custos assistenciais sugeridas pelo Conselho Social. O diretor de Gestão Empresarial, Eudes Magalhães, apresentou a situação de cada uma das proposições prioritárias, complementando com algumas informações adicionais.

Um dos destaques foi a implantação do pop-up no SOL que busca informar ao cooperado os índices de solicitação de exames em relação ao demais colegas da especialidade, permitindo balizamento. A ideia foi sugerida pelos Conselheiros e entrou no ar em julho. Já pensando na educação do cliente, a fim de conscientizar os clientes quanto aos pedidos de exames desnecessários e demais condutas esperadas, o diretor destacou a Campanha de Orientação de Percurso e a plataforma Viver Bem.

Por fim, com foco na melhoria de acesso, Eudes apresentou a nova campanha sobre confirmação de consultas via WhatsApp e, junto aos Clientes Corporativos, para redução do absenteísmo às consultas. Ainda dentro desse tópico, o diretor apresentou os índices de absenteísmo após a implantação da régua de confirmação de consulta. "Esta é uma iniciativa importante para a redução deste índice. Acionamos o cliente por um pop-up no app, por WhatsApp e ligação, a fim de que o cliente relembre sobre o agendamento e confirme a presença. Os resultados já se mostram positivos", conta.
 

Jornada do Cooperado

Por fim, fechando as apresentações do dia, o diretor-presidente, Frederico Peret, trouxe atualizações sobre a plataforma da Jornada do Cooperado. Além de relembrar os objetivos do projeto, Frederico expôs alguns resultados da atividade realizada com os novos cooperados durante o treinamento introdutório. “Com base no trabalho de escuta realizado, priorizamos três jornadas: atuação em consultório, atuação em rede própria e atuação na rede prestadora”, contou. O diretor também apresentou os próximos passos para o avanço do mapeamento.

Atividade em grupo

Este também foi o tema da atividade em grupos. Os cooperados foram convidados a discutir a atuação em consultório, uma das jornadas prioritárias em mapeamento. A proposta é que os grupos sugerissem melhorias a fim de tornar a experiência do cooperado mais positiva. Ao final, os relatores apresentaram as proposições dos grupos para todos os colegas.

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

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