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Arquivos por Ano/Mês

Cinco anos do Centro de Promoção da Saúde Unimed – Unidade Santa Efigênia

Em janeiro, o CPS – Santa Efigênia completou cinco anos de história. O empreendimento foi pensado para a prestação do atendimento aos nossos clientes de forma integrada à rede, com conforto, qualidade e de forma resolutiva. 

A Unidade mudou o conceito da assistência ambulatorial em Belo Horizonte. Constituído com a transição gradativa dos atendimentos dos CPS – Barro Preto, CPS – Av. Brasil, CPS – Gonçalves Dias e da Clínica Pleno – Santo Agostinho, que migraram para a Unidade no bairro Santa Efigênia, já nos primeiros meses de funcionamento contava com um corpo clínico de mais de 460 médicos cooperados e atingiu a média de mais de 50 mil atendimentos/mês. Atualmente, cerca de 650 médicos cooperados atuam no local, que se consolidou como importante referência ambulatorial e também no atendimento de pequenas urgências clínicas. 


COMEMORAÇÃO

Em tempos de pandemia, o aniversário do CPS – Santa Efigênia teve que ser adaptado para seguir as orientações de segurança contra o coronavírus. A homenagem aos colaboradores e ao corpo clínico foi realizada em sessões nos dias 28 e 29 de janeiro, contemplando pequenos grupos de pessoas. Além disso, os cooperados em licença por fazerem parte do grupo de risco da COVID-19 também foram reconhecidos e receberam mensagem de agradecimento por fazerem parte da história da Unidade. 
 

“Temos muito orgulho da trajetória da nossa unidade. Nestes cinco anos de funcionamento, o CPS Santa Efigênia desempenhou papel muito importante na rede, contribuindo para os expressivos resultados que temos na cooperativa. Parabéns aos cooperados e colaboradores, responsáveis por este resultado”, afirma Kênia Macedo, superintendente de Assistência Ambulatorial. "Os desafios que se apresentam exigem cada vez mais de nós, mas tenho a convicção de que com a dedicação e o trabalho desse time, vamos superá-los. Que venham os próximos cinco anos”, celebra Adriana Carneiro, gerente médica do ambulatório.  

 

Confira alguns marcos do CPS – Santa Efigênia nesses cinco anos: 

2016 
Março: Foi importante referência para clientes com sintomas de Dengue durante a epidemia de 2016, prestando atendimento completo e resolutivo, evitando a superlotação dos serviços de urgência e emergência da região e internações desnecessárias. 

 

2017  
Junho: com 17 meses de funcionamento, o CPS alcançou a marca de 1 milhão de atendimentos.
   
Novembro: primeira unidade a implantar o totem de autoatendimento; O telhado verde da Unidade foi destaque em matéria publicada no site da "Revista Ecológica". 

 

2018  
Fevereiro: o ambulatório recebeu a visita de comitiva com integrantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Ministério da Saúde (MS), Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), singulares Unimed e Sistema OCEMG. O objetivo foi conhecer modelos de referência assistencial no país.  

Abril: o cuidado oferecido aos clientes com doenças crônicas e que recebem medicamentos imunobiológicos no CPS – Santa Efigênia foi reconhecido pelo Prêmio Atendimento Ouro da Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente (Abrarec). 

Junho: a Agenda Flexível foi selecionada para exposição de pôsteres na 1ª edição do Congresso Nacional Unimed de Gestão em Saúde. 

Dezembro: durante visita à Unimed-BH, representantes da Mayo Clinic (EUA), instituição de referência mundial, conheceram o ambulatório. 
 

2019 
A Unidade readequou a sua estrutura para ampliar o suporte e retaguarda assistencial da nossa Rede Própria durante a epidemia de arboviroses. No período, um recorde de atendimento foi alcançado: mais de 93 mil atendimentos no mês de maio. 

Setembro: inaugurado o serviço de prevenção de lesões e cuidados com feridas crônicas, com atuação integrada com os demais Centros de Promoção da Saúde.
 

2020 
Junho: o atendimento dos Grupos de Promoção da Saúde foi remodelado para o formato on-line, garantindo a continuidade destes serviços aos clientes durante a pandemia.
 
Abril: a Unidade recebeu, provisoriamente, o corpo clínico do CPS – Pedro I enquanto o serviço atuava como hospital de campanha para internação de clientes com a COVID-19.  

Novembro: o horário de atendimento de pequenas urgências clínicas foi ampliado para sete dias na semana, com a implantação do serviço de pronto-consulta. 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

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