skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Campanhas chamam atenção para saúde mental e prevenção ao câncer de cólo de útero

Mais um ano começou e o calendário chama a atenção para dois temas importantes para a nossa saúde. Janeiro Branco é o mês de prevenção da saúde mental, tema cada vez mais presente no nosso dia a dia e que merece cuidados. Já o Janeiro Verde é o mês de prevenção ao câncer de cólo de útero, um dos tipos mais predominantes entre as mulheres.

Para falar dos dois temas, a Unimed-BH preparou materiais exclusivos para nossos clientes empresariais, rede assistencial própria e redes sociais. Confira:

Janeiro Branco

A campanha chama a atenção para os cuidados com a mente e a importância de uma rotina saudável. Praticar atividade física, ter uma alimentação balanceada, uma boa noite de sono e relacionamentos saudáveis fazem parte dessa uma rotina de cuidados que contribuem para uma melhor saúde mental. O conteúdo do canal www.viverbem.unimedbh.com.br também traz dicas valiosas para manter uma mente sã.

Além disso, o psiquiatra e Cooperado da Unimed-BH, Alexandre Araújo Pereira, chama a atenção para os transtornos mentais, por exemplo a depressão e a ansiedade, que é quando as pessoas realmente mostram um desequilíbrio mental e precisam buscar ajuda de um profissional. “É importante desmistificar os transtornos mentais ou psiquiátricos para que todos nós possamos ajudar de forma preventiva quem necessita. As pessoas adoecidas dão sinais diretos e indiretos de que não estão bem. Temos que nos aproximar, conversar, sem julgamento”, destaca o especialista, que argumenta ainda que a escuta é, portanto, uma grande aliada nesse processo.

Acesso o conteúdo do canal Viver Bem e saiba mais: https://viverbem.unimedbh.com.br/prevencao-e-controle/como-cuidar-da-saude-mental/

Janeiro Verde

Já a campanha Janeiro Verde chama a atenção para a prevenção ao câncer de colo do útero, que é o terceiro tipo mais recorrente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Além disso, o instituto estima que, apenas em 2022, mais de 16 mil casos devem ser registrados. Isso significa que, a cada 100 mil mulheres, pouco mais de 15 podem receber o diagnóstico da doença.

Também conhecida como câncer cervical, a doença é causada pela evolução de infecções persistentes por alguns tipos do papilomavírus humano (HPV). Para se proteger contra o câncer de colo do útero, é importante conhecer a condição para tomar as devidas medidas preventivas. Além disso, as mulheres devem fazer visitas de rotina ao ginecologista e realizar os exames preventivos.

Saiba mais sobre formas de prevenção câncer de cólo de útero no https://viverbem.unimedbh.com.br/prevencao-e-controle/cancer-de-colo-do-utero/

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top