skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Boas práticas em atenção perinatal em pauta nesta semana

Os mais de 14 mil partos realizados na rede assistencial da Unimed-BH em 2016 comprovam a grande cobertura do nosso sistema e a importância da busca por um cuidado cada vez mais integral à mulher e ao recém-nascido (RN). Para abordar o tema, a Cooperativa realiza a cada quatro meses o Fórum de Atenção Perinatal.

A 4ª edição do evento, realizada no dia 29 de agosto, no Auditório do HU – Contorno, reuniu quase 120 profissionais, entre cooperados, colaboradores da nossa cooperativa, além de representantes de hospitais públicos e privados. O evento também contou com transmissão simultânea para o HU – Betim, Maternidade Grajaú e Unidade Contagem.

A cooperada Deise Barbosa, da Ginecologista e Obstetrícia, participou do evento e compartilha a sua opinião. “O Fórum é um incentivo ao médico para conhecer e se atualizar sobre protocolos clínicos, discutir casos que são apresentados em seus consultórios, além de reencontrar seus colegas de área”, afirmou.

Temas em debate

O pré-natal e o Follow-up do RN de alto risco foram os tópicos apresentados. “Estes temas estão em discussão e nosso objetivo é propor maneiras de oferecer a melhor assistência materno-infantil, sobretudo nos casos de prematuridade, que é a principal causa do aumento do risco neonatal”, explica Ernesto Azevedo, médico e gestor de Atenção à Saúde.

Um dos nossos desafios é promover constantemente a articulação de nossa rede de forma que todos os serviços estejam sincronizados para o cuidado compatível e coordenado ao quadro de saúde do paciente”, completou o médico e assessor dos Serviços Próprios, Fernando Amorim.

Orientar e saber ouvir a gestante

Carlos Senra, cooperado da Ginecologia e Obstetrícia, discutiu a importância do pré-natal para a identificação de riscos, realização de diagnósticos e intervenções que contribuam para a saúde da paciente e do feto. "Além disso, esse acompanhamento é fundamental para orientar a gestante sobre cuidados no uso de medicamentos, doenças sazonais, como o Zika vírus, alimentação, vacinas. É o momento de desenvolvermos a escuta em relação à paciente”, ressaltou.

Follow-up: o cuidado pós-alta

O Follow-up do RN de alto risco se refere à continuidade do cuidado após a alta hospitalar. “Estruturar serviços ambulatoriais para o acompanhamento desse perfil de paciente é um desafio. Trata-se de uma oportunidade de identificar e buscar tratamento precoce para doenças e distúrbios relacionados, como por exemplo, da prematuridade, que são observados nos primeiros anos de vida”, explica Rosilu Barbosa, cooperada e coordenadora da Unidade de Cuidados Progressivos (UCP) da Maternidade Grajaú. A Unimed-BH está estudando a elaboração de um modelo de atenção para a nossa rede assistencial.

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top