skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Benefícios para os cooperados abrem nova rodada de debate do Conselho Social

Um tema estratégico da Cooperativa acaba de ganhar espaço para debate pelos cooperados: o programa de benefícios oferecidos pela Unimed-BH aos seus médicos. O assunto foi objeto do segundo encontro deste ano entre o Conselho Social e a Diretoria, na última terça-feira (12), após já ter sido apontado como prioridade pelos conselheiros, em consulta realizada no ano passado para definição das pautas de trabalho do grupo.

Na abertura da reunião, o diretor-presidente Samuel Flam destacou que este é apenas o início do debate sobre o tema, e todos os cooperados serão convidados a dar sugestões. Para começar a discussão, a Diretoria apresentou um panorama dos benefícios atuais e as regras de cada um, bem como dados que mostram como está organizado o acesso.

“Não temos uma proposta pronta para rever a política. Nossa intenção é que o Conselho Social seja o fórum inicial para apresentar e amadurecer propostas, que posteriormente serão compartilhadas com todos os cooperados para avaliação”, explicou Samuel Flam. “As escolhas serão feitas por todos nós, juntos”.

Adicional na remuneração. Para se ter ideia da relevância do programa de benefícios e distribuição de resultados para os cooperados, em 2014, chegou ao montante de R$ 242 milhões adicionais ao pagamento por produção. Esse valor representa um incremento de 32% na remuneração do cooperado, possibilitado pela geração de resultados consistentes da cooperativa, somada ao engajamento dos médicos.

Orientações para reflexão. Como suporte à reflexão sobre o tema, Samuel Flam convidou os conselheiros a considerarem a sustentabilidade como premissa para a segurança da oferta dos benefícios ao longo do tempo. “Os benefícios dependem de fonte de recurso no presente e também no futuro. Ainda, um bom programa não pode comprometer a entrada de novos cooperados na Unimed e deve considerar os cooperados mais antigos, que contribuíram por um longo período para os resultados da Cooperativa, inclusive em momentos de adversidade”, afirmou.

Comitê de relatores do Conselho Social. Após a apresentação sobre os benefícios, conduzida pelo diretor Comercial e de Relacionamento Institucional, Luiz Fernando Neves, os conselheiros se reuniram em grupos para o debate. O foco da discussão foi a avaliação dos benefícios e do acesso a cada um, além da proposição de sugestões para aprimorar a política.

Cada grupo elegeu um representante para sintetizar suas ideias à plenária e, ao final, foram convidados a dar continuidade ao trabalho, participando de reuniões com a equipe técnica da Cooperativa nas próximas semanas. Os relatores são Eduardo Filgueiras (Homeopatia), Cristiano Túlio Maciel (Pediatria), Vitor Antonino Mendes de Sá (Gastroenterologia e Hepatologia), Gelson Rubem Alves de Almeida (Clínica Médica), Wagner Alquimim Pinheiro (Ginecologia e Obstetrícia) e Eudes Arantes Magalhães (Cirurgia Geral).

O primeiro resultado dos encontros será compartilhado com os colegas na próxima reunião do Conselho Social, agendada para o dia 10 de junho, quando o debate terá continuidade.

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top