Bate-papo com Diretoria discute temas estratégicos para a Cooperativa
Cerca de vinte médicos cooperados participaram do primeiro Bate-Papo com a Diretoria, realizado nesta quinta (17/11), na sede da Unimed-BH. O encontro integra as atividades do Portas Abertas, que tem como objetivo ampliar a participação dos cooperados e abordar questões atuais da Cooperativa.
O diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret, abriu o Bate-Papo atualizando os participantes sobre alguns dados mais recentes da Cooperativa, dentre eles, a criação da Ouvidoria do Cooperado, que realizou treze atendimentos nos quarenta dias em que está em operação; e também destacou a aposentadoria antecipada de treze colegas que se beneficiaram da diminuição na idade para se aposentar de 65 para 60 anos.
Dentre os temas trazidos pelos médicos cooperados, a preocupação com o aumento da judicialização em função da flexibilização do rol da ANS e o reflexo desse processo no NPS, os impactos no custo e na qualidade dos atendimentos de urgência e emergência nos Prontos Atendimentos. Os participantes também manifestaram preocupação com a sinistralidade frente ao piso da enfermagem e a jornada de 30 horas e quiseram saber as estratégias comerciais da Cooperativa para fazer frente à concorrência.
Frederico Peret ressaltou que a sinistralidade realmente é um fator preocupante, e que juntamente com a manutenção da carteira de clientes e a garantia de acesso do cliente aos serviços assistenciais, compõe o tripé para a sustentabilidade da cooperativa. “É um equilíbrio muito tênue. O mercado está cada vez mais competitivo. A concorrência se reestruturou e se fortaleceu. Conseguimos vencer o ano de 2022; um ano de retomada da pandemia, de cenário político turbulento e de dificuldades no sistema de saúde suplementar e da saúde, em geral, indicam um 2023 ainda mais desafiador”.
Teleconsultas e concorrência
O diretor de Gestão Assistencial, Eudes Magalhães, ressaltou o papel das teleconsultas na redução de custos e na eficiência dos atendimentos dos PAs, destacando a importância dos cooperados nos atendimentos on-line, garantindo postos de trabalhos. Disse que a tecnologia é uma aliada ao permitir a orientação do percurso do cliente e destacou a importância das linhas de cuidado do idoso e pediátrica (em construção) para melhorar a eficiência dos serviços assistenciais. Os diretores reconheceram a importância da teleconsulta e informaram que estudam propostas de remuneração da modalidade.
Os diretores também destacaram a necessidade de sinergia com singulares que têm cultura e solidez financeira como a Unimed-BH para fazer frente à concorrência. O número de novos usuários – pessoas que não tinham nenhum plano de saúde – é baixo. A maior parte do crescimento da carteira da Unimed-BH em 2022 é formada de clientes de outras operadoras insatisfeitos com o atendimento. Além disso, a concorrência também tem ofertado planos mais baratos do que os valores praticados pela cooperativa, o que torna nosso desafio de oferecer um serviço de qualidade ainda maior.
As questões levantadas serão discutidas em fóruns específicos a serem desenvolvidos pela Gerência de Relacionamento com o Cooperado junto com a Diretoria.