skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Bate-papo com a Diretoria: cenário e estratégias

Nessa quinta (22/06) pela manhã, cerca de 15 médicos cooperados de diversas especialidades participaram de mais uma edição do Bate-papo com a Diretoria, uma das atividades que integram o Programa Portas Abertas, que busca a participação ativa do cooperado na construção dos resultados da Cooperativa.

Na oportunidade, foram apresentados os principais temas envolvendo a saúde suplementar na atualidade, como o número de reclamações de clientes, que dobrou nos últimos cinco anos, e o reajuste dos planos de saúde.

Também foram apresentados os principais indicadores da Cooperativa, como a carteira de clientes, que atingiu 1.546.764, alcançando novo marco histórico em maio e que traz consigo a responsabilidade de ampliar o acesso aos clientes; a sinistralidade, que vem em uma crescente desde o início do ano e atingiu 80,79% no mês passado; e o Net Promoter Score (NPS), que registra nota 80 no acumulado do ano (nossa meta é igual ou maior que 78).

O diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret, ressaltou a importância de momentos de diálogo como esse. “Esses encontros são importantes para nossos médicos se conhecerem melhor, trazerem temas importantes para a Cooperativa, contribuírem com suas visões, mesmo que sejam divergentes, porque a diversidade de ideias oportuniza a nossa evolução”.

Os médicos cooperados também conheceram a Jornada do Cooperado, projeto ligado à carreira dos nossos médicos, que representa um modelo de evolução dentro da Cooperativa. Frederico Peret explicou que a proposta visa melhorar todos os pontos de contato do cooperado com a Cooperativa, sendo construída a partir da escuta dos colegas, Conselhos, Comitês de Especialidades e contempla as esferas pessoal e profissional.

 

Participação dos cooperados

Os médicos cooperados avaliaram como positiva a possibilidade de comunicação com a diretoria e reforçaram que é importante que as mensagens cheguem até as pontas. Também sinalizaram que é fundamental despertar no novo cooperado o sentido de pertencimento à Cooperativa e de levar informações aos que estão saindo, mostrando oportunidades de continuarem contribuindo com a Cooperativa após a aposentadoria.

Frederico Peret reforçou que a Jornada do Cooperado é construída nessa direção. “A Jornada do Cooperado reconhece a necessidade do diálogo com as novas gerações, que são o futuro, preparando-os para assumirem a Cooperativa, e também oferece uma oportunidade aos cooperados que estão de saída de ressignificarem suas carreiras, dando perspectiva para as pessoas”, ressaltou.

A necessidade de melhorar os processos de auditoria, de reduzir o absenteísmo dos agendamentos on-line e a existência de um perfil ideal de atuação médica também foram temas levados pelos participantes. Quanto a esse perfil, a diretora de Relacionamento com o Cooperado, Mercês Fróes, enfatizou a importância do espírito cooperativista. "Nossos médicos devem participar das discussões para contribuir de forma consistente com as propostas que são colocadas.Também é preciso o comprometimento de cada um com a nossa sustentabilidade".

Em relação ao cenário da saúde e dos números da Unimed-BH, os cooperados quiseram saber se a Cooperativa irá sobreviver, no que foram tranquilizados por Frederico Peret.

Temos perspectiva de resultado positivo, estrutura física, preço atraente, carteira de cliente, médico cooperado, plano de futuro e uma gestão comprometida. Mas temos concorrentes. Precisamos traçar planos a longo prazo, educar o cliente e ser mais eficientes. Nosso insucesso não está ligado somente à concorrência, mas a nós mesmos. Precisamos de processos mais justos (de maior alcance) e mais sólidos, mais padronização, austeridade em gestão e direcionamento dos recursos”.

O diretor de Gestão Assistencial, Eudes Magalhães, falou sobre a capilaridade do Sistema Unimed, presente em 85% do território nacional – “isso significa resiliência” – e lembrou que somente o SUS tem mais presença que a Unimed no Brasil E finalizou: “O que garante nosso futuro somos nós, médicos cooperados”.

 

A avaliação de quem participou:

Hidekazu Nakanami – angiologista e cirurgião vascular; 43 anos de cooperação em julho

"É uma oportunidade grandiosa, pra gente se inteirar mais das atividades da Unimed-BH e também de participar, dar nossas opiniões, poder dar o nosso depoimento e engrandecer mais o Sistema. Essa é uma construção coletiva, para todos, principalmente para os novos que estão chegando, para que eles também sejam grandes".

Renata Viana Brandim Di Spirito, pediatra, atua no Pronto-Atendimento de Contagem e na telemedicina; cooperada há sete anos.

"É um espaço muito bom, de abertura pra gente poder se expressar e colocar questões que às vezes não chegam até nós, e também um espaço de aprendizado. Esse diálogo com outras especialidades, outras demandas e necessidades do serviço da Unimed é muito válido. A gente aprende com os outros colegas, entendendo que a Unimed é uma só, mas que tem as suas particularidades".

 


 

O Bate-papo com a Diretoria é realizado de forma recorrente. Para participar, o cooperado deve se inscrever previamente. As datas dos encontros e o link para inscrição são divulgados no Site do Cooperado e nos demais canais de comunicação com o cooperado.

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top