skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Assembleia discutirá revisão da política de benefícios

Os cooperados irão deliberar sobre a revisão dos critérios para pagamento de produção complementar e aporte na Previdência durante a Assembleia Geral Extraordinária da Unimed-BH, no próximo dia 30. A pauta que será levada para discussão é uma proposta do Conselho Social, após várias discussões sobre o assunto iniciadas em 2015, durante mandato anterior do Conselho, e que tiveram continuidade nos últimos meses com os conselheiros atuais.

De acordo com estudo realizado pela nossa equipe técnica, o cenário da Cooperativa em 2015 reuniu um grupo de 1.032 cooperados – 19% do conjunto dos médicos – que receberam mais em benefícios do que em produção no último ano. Desse total, 56% têm menos de 60 anos e 66% com tempo de cooperação inferior a 25 anos. Somam-se a isso as reivindicações frequentes registradas pelos cooperados durante eventos do Programa Por Dentro da Nossa Unimed (Fórum de Ideias e Café dos Cooperados) nos últimos 12 meses, questionando o valor mínimo reduzido para acesso à distribuição de resultados.

Diante desse cenário e a partir de discussões frequentes entre representantes do Conselho Social, o grupo considerou algumas premissas para elaboração de uma proposta que possa favorecer a equidade entre os médicos: os benefícios são uma conquista dos cooperados e devem ser preservados; é necessário aprimorar a política atual para valorizar o trabalho médico; o foco é estimular o comportamento cooperativista entre os 5.800 cooperados; e os critérios devem ser pautados pela razoabilidade, sem promover ganhos financeiros expressivos mediante exclusão de colegas.

Proposta. A proposta que será levada para deliberação dos cooperados prevê elevar o valor mínimo produzido durante o ano para que se tenha acesso ao pagamento da produção complementar e estender o mesmo critério como gatilho aos aportes na Previdência Unimed-BH. Os cooperados com mais de 65 anos de idade terão o aporte na Previdência assegurado independentemente do valor da sua produção.

Ainda de acordo com a proposta do Conselho Social, a produção mínima para ter acesso a esses benefícios seria o valor equivalente a 30 consultas por mês, ao longo de um ano. Em valores atuais, isso corresponderia a uma produção de R$ 27 mil por ano. 

Se aprovada a proposta, o critério de produção mínima também será válido para o benefício Participação Pontuada, conforme regulamento já vigente nos últimos anos. A regra está descrita no item 7.4 do regulamento do programa, publicado no site exclusivo dos cooperados. Clique aqui para acessar.

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top