Aposentadoria a partir dos 60 anos: tranquilidade e benefícios garantidos
Na Assembleia Geral Extraordinária realizada ontem, 8 de junho, a mudança nos requisitos do benefício do Pró-Família (regra da aposentadoria) foi aprovada com 88,82% dos votos favoráveis. Com isso, a idade mínima para a aposentadoria passa de 65 para 60 anos.
Agora, para que o novo critério seja válido é necessária uma mudança do regulamento do plano na Previc, no que diz respeito ao resgaste da previdência, conforme informado na AGE.
Como vai funcionar:
A cota capital é somada ao saldo do fundo de previdência e, quando não chega em R$600 mil, o valor é complementado pelo fundo Pró-Família.
A regra da proporcionalidade do Pró-Família também permanece a mesma. Porém, agora com a aprovação na AGE, os cooperados têm a opção de parar de trabalhar mais cedo, mantendo os benefícios resguardados: Pró-Família, Cota Capital, Previdência Unimed-BH e Plano de Saúde.
A redução da idade para a aposentadoria também valerá para o critério "soma 100". Ou seja, o cooperado que tiver, por exemplo, 63 anos de idade e 37 anos de cooperação, receberá no mínimo o valor integral de R$ 600 mil.
No total, 522 cooperados com idade entre 60 e 64 anos são elegíveis à aposentadoria até 31 de dezembro deste ano. Destes, 465 são elegíveis hoje, sendo 391 pelo critério proporcional e 74 pelo critério integral (soma 100).