Após 52 anos de dedicação à vida é hora de iniciar uma nova etapa
Se a Unimed-BH é hoje uma das maiores cooperativas médicas do país é porque, lá atrás, um grupo de 152 médicos visionários teve a coragem de ver no cooperativismo uma alternativa para valorizar o trabalho médico e de oferecer um cuidado de qualidade às pessoas.
Preparar o futuro hoje. Dr. Calil deixa um legado de pioneirismo para a Unimed-BH.
Calil Fouad Nicolau Cury é um desses visionários. Aos 90 anos, dos quais 67 foram dedicados à Medicina, nosso cooperado mais antigo da cirurgia geral agora incia uma nova etapa em sua vida. Um dos fundadores da Unimed-BH, Calil conclui em maio sua trajetória de 52 anos de dedicação à nossa Cooperativa, iniciada em 1º de abril de 1971 (data da nossa fundação). Agora, o colega se torna um dos membros eméritos da Unimed-BH.
Em homenagem recebida no ano passado, o colega falou do orgulho pela Unimed-BH:
"Tenho 66 anos de dedicação à Medicina e não há como não me orgulhar de fazer parte da construção da Cooperativa. É gratificante ver o que a Unimed-BH se tornou".
Histórias de pioneirismo
Calil Fouad Nicolau Cury formou-se em 1956 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi presidente do Departamento Cientifico Cirúrgico da AMMG (Associação Médica de Minas Gerais) e presidente do Sindicato dos Médicos de Belo Horizonte. Também já presidiu a Associação Mineira de Medicina Legal. Em 1960, em representação da classe médica do Estado, assinou a Carta de Reconhecimento da Federação Nacional dos Médicos, no Rio de Janeiro.
Sua alma pioneira revelou-se cedo. Em 1959, com apenas três anos de formado, realizou a primeira lIeocistoplastia por Câncer no Brasil – na enfermaria Juscelino Kubitschek de Oliveira da Santa Casa. que consta do Índex de Literatura Médica Mundial. Ele esteve na comitiva da AMMG que visitou a experiência cooperativista de um médico da cidade de Santos – Edmundo Castilho – que era muito comentada à época. Bebeu da fonte da primeira unidade do Sistema Unimed para ajudar a criar a nossa Unimed-BH.
Seu amor pela sua criação também está eternizado no acervo histórico da Cooperativa. Ele diz: “A cooperativa é minha amada. Eu me orgulho dela. Não tem algo melhor do que poder ajudar um ser humano doente a recuperar a saúde”.
Em depoimento de boas-vindas a um grupo de novos cooperados anos atrás, Calil deixou uma mensagem que, dado o nosso espírito coletivo, pode ser estendida a todos os médicos cooperados que continuam na linha frente. Sua voz carrega o DNA da inovação e do cuidado que deram origem à Unimed-BH. Disse ele:
“Desejo todo o sucesso profissional. Saibam que, apesar dos percalços que têm que ser encarados, dentro da Unimed-BH vocês encontram todo o apoio que desejarem dos colegas que os antecederam”.
Foram muitos os momentos de uma história marcada pelo propósito de cuidar da vida e da saúde, que podem ser conferidos nas fotos abaixo.