skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Alerta de fake news para o novo Coronavírus


"A CHINA CANCELOU TODOS OS EMBARQUES DE PRODUTOS POR NAVIO ATÉ MARÇO."

"MÉDICOS TAILANDESES CURAM CORONAVÍRUS EM ATÉ 48 HORAS."

"CHÁ DE ABACATE COM HORTELÃ PREVINE CORONAVÍRUS."

"EXISTEM ÓLEOS PARA COMBATER CORONAVÍRUS."
 

Desde que o novo coronavírus ganhou destaque na mídia nacional, você já deve ter se deparado com essas e outra notícias circulando pela internet e pelos grupos de WhatsApp. Muita gente acredita e compartilha as informações com seus contatos sem conferir se a fonte do conteúdo é segura e confiável. É aí que as Fake News ganham força.

 

Juntos para barrar as Fake News!

Como cooperados, somos referência para temas relacionados à saúde. Por isso, precisamos ter cuidado especial para não entrar nessas correntes de notícias falsas e evitar que o alarde sobre a possível epidemia do COVID-19 fique ainda maior.

 

Para se atualizar sobre o tema, baixe o aplicativo do Ministério da Saúde no seu celular!

A fonte oficial do coronavírus é o Ministério da Saúde. Então se você quiser consultar qualquer informação atualizada, é só acompanhar pelo aplicativo. Para fazer o download, busque por Coronavírus – SUS no Play Store ou Apple Store e fique ligado. 

Na ferramenta criada pelo Governo para apoio ao combate da doença, é possível esclarecer dúvidas sobre sintomas, ter acesso a orientações para prevenção e notícias oficiais.

– Link para download em aparelhos iOS: https://apps.apple.com/br/app/coronav%C3%ADrus-sus/id1408008382

– Link para download em aparelhos Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes&hl=pt_BR

 

A nossa campanha contra as Fake News está sendo veiculada desde o início do mês para lembrar nossos públicos que os nossos canais oficiais de comunicação devem ser sempre referência para a consulta de temas divulgados pela Unimed-BH. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre uma notícia, você também pode acionar o seu analista de relacionamento. 


 

O Ministério da Saúde também responde!

As Fake News têm ganhado tanta força com as redes sociais que o Ministério da Saúde também criou, há mais de um ano, o canal Saúde sem Fake News, ação inovadora para combater as notícias falsas sobre saúde. 

Conversamos com o coordenador de Assessoria de Imprensa do Ministério, Newton Palma, e ele conta como funciona o serviço. “Qualquer cidadão brasileiro pode adicionar gratuitamente no celular o WhatsApp do Ministério (61) 99289-4640 e enviar uma mensagem com link ou print de uma notícia de saúde com conteúdo duvidoso, inclusive sobre coronavírus. A ideia é confirmar se a informação procede antes de continuar compartilhando”, explica.

A partir do momento em que a equipe do Ministério recebe uma mensagem, as informações são apuradas com as áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira. “Além do retorno ao cidadão solicitante, sempre que é Fake News também publicamos o caso no site para que a orientação sobre o tema se torne pública para a população”, completa Newton. 

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top