Estamos caminhando para fechar o ano com resultados positivos
Durante a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada na terça-feira (28/11), o diretor de gestão assistencial, Eudes Arantes, apresentou os resultados parciais de 2023. A Cooperativa projeta mais de R$ 6 bilhões de contraprestações efetivas (o que corresponde às receitas líquidas com a operação de planos de saúde) para 2023.
Nosso diretor de gestão assistencial destacou que, apesar do cenário desafiador, a Cooperativa conseguiu manter as contas equilibradas. "Mantivemos estratégias comerciais muito fortes e conseguimos atingir, mês a mês, marcos históricos na carteira de clientes, alcançando mais de 1,5 milhão de clientes. Isso contribuiu para que as nossas contraprestações efetivas continuem sendo positivas".
Também foram detalhadas ao longo da apresentação as destinações e valores ocorridos ao longo do exercício de 2023.
Sinistralidade
O indicador de despesas médicas (sinistralidade) também foi discutido na AGE. Nos meses de setembro e outubro, o resultado acumulado foi de 82,15% e 82,27% respectivamente. Dessa forma, a produção médica paga em dezembro não terá o adicional do bônus de 5%
Em contrapartida, registramos o menor percentual de Despesas Administrativas e Comerciais dos últimos anos, demonstrando um grande esforço para manter o equilíbrio econômico-financeiro da cooperativa.
Estes indicadores estão diretamente relacionados ao nosso Ebtida – que apresenta a relação entre o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização e a receita líquida da cooperativa -, cuja projeção é 12,67% (incluindo o Fates) para 2023.
O que tem influenciado o aumento da DM?
– Incorporação do Rol da ANS deixa de ser bianual e passa a ser quase que mensal.
– Ampliação das indicações para tratamento com imunobiológicos.
– Alto custo dos tratamentos oncológicos com ampliação das medicações incluídas pelo Rol da ANS.
– Aumento do número de exames solicitados.
– Terapias Multidisciplinares: sem limitação de sessões e ampliação da frequência de casos.
– Piso de enfermagem.
O que a Cooperativa tem feito para diminuir a sinistralidade?
A Unimed-BH lançou várias iniciativas para conter o impacto nos custos assistenciais. O programa, chamado de Pró-Eficiência, reúne ações para redução da sinistralidade, melhoria da experiência do cliente, inovação e informação com transparência.
A página do Pró-Eficiência pode ser consultada diretamente no Site do Cooperado – Menu > Meu Trabalho > Pró-Eficiência – ou clique aqui.