skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Ainda não fez a sua adesão ao Programa Sociocultural? Falta você na nossa rede do bem!

Alinhados ao propósito de cuidar das pessoas com excelência, temos ampliado cada vez mais o nosso olhar para os diversos públicos de relacionamento da Cooperativa desenvolvendo ações de apoio e incentivo ao desenvolvimento sustentável da sociedade. E é com a certeza de que o trabalho médico tem o potencial de gerar essa transformação que, ano a ano, convidamos você para fortalecer a nossa rede do bem fazendo a sua adesão ao Programa Sociocultural Unimed-BH.

Clique aqui e veja como é fácil fazer parte desse movimento.

Se preferir, você também pode acessar o Site do Cooperado, menu Instituto Unimed-BH, opção Adesão On-line ou fazer a sua adesão entrando em contato com o seu Analista de Relacionamento.

Por meio dos projetos viabilizados pelo Instituto Unimed-BH, somente em 2021, alcançamos mais de 4,8 milhões de pessoas em ações presenciais e on-line e atendemos 14 cidades na área de atuação da nossa Cooperativa, com a geração de mais de 6,5 mil postos de trabalho.

Além de contribuir com essa rede de cidadania, ao se tornar um incentivador do Programa Sociocultural você ainda pode somar até 60 pontos no Programa Participação Pontuda*! Veja como:

  • 30 PONTOS – Fazendo sua adesão ao Programa Sociocultural até um dia após o Encontro de Cooperados.
  • 10 PONTOS – Se você completar 5 (cinco) anos seguidos como incentivador do Programa Sociocultural.
  • 10 PONTOS – Optando pela renovação automática da sua adesão.
  • 10 PONTOS – Se escolher a Opção 1, destinando 6% do seu Imposto de Renda devido ou valor indicado superior à estimativa calculada pela Cooperativa com base na sua produção médica.

​* Consulte o regulamento no Site dos Cooperados, menu MEUS BENEFÍCIOS, opção PARTICIPAÇÃO PONTUADA ou clique aqui.

 

Saiba mais sobre o Programa Sociocultural Unimed-BH

Realizado há 22 anos, o Programa Sociocultural Unimed-BH é uma referência nacional de captação de recursos por meio de pessoas físicas, de acordo com a Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo. Grandes empresas têm como exemplo o trabalho técnico realizado pelo Instituto Unimed-BH.

Como funciona?

O Instituto Unimed-BH patrocina exclusivamente projetos socioculturais, por meio da destinação de até 6% do Imposto de Renda devido de médicos cooperados e colaboradores, e até 4% do IR Jurídico da Unimed-BH, via Lei de Incentivo à Cultura (Federal), no artigo 18, ou seja, com 100% de dedução no IR do incentivador.

Como é feito o cadastro dos projetos?

A inscrição dos projetos acontece via um sistema único no Brasil, o SALIC (Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura), um portal totalmente transparente no que diz respeito ao cadastro dos projetos e à prestação de contas.

Para que os projetos possam ser aprovados precisam estar inscritos neste portal da Secretaria Especial de Cultura, existindo extensa conferência de documentos comprobatórios, exigência de certidões negativas e amplo currículo de atuação na área sociocultural por parte do proponente ou do artista.

Importante: somente são patrocinados pelo Instituto Unimed-BH projetos previamente aprovados, conforme descrito acima. Todos os artistas e proponentes culturais que procuram pelo Instituto Unimed-BH, especialmente os locais, recebem a orientação de cadastrar seu projeto na Lei, junto à Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo.

Lembramos tratar-se de renúncia fiscal com a necessária prestação de contas à Secretaria Especial de Cultura e à Receita Federal e respeito a todas as normas detalhadas na instrução normativa da Lei Federal. Somente após cadastrados, os projetos são submetidos e avaliados dentro das regras do Instituto.

Depois de inscritos, como os projetos patrocinados são escolhidos?

Para que um projeto receba o patrocínio do Instituto Unimed-BH, ele deverá se enquadrar no Artigo 18 da Lei de Incentivo à Cultura, nas seguintes áreas culturais: artes cênicas, integradas ou visuais, música instrumental e/ou erudita, manutenção de museus e patrimônio cultural. Todos os critérios estão disponíveis aqui.

Todos os projetos são submetidos a uma análise da equipe técnica do Instituto e da área de Compliance da Unimed-BH. Além disso, a proposta dos projetos que serão patrocinados também é apresentada ao Conselho Consultivo do Instituto Unimed-BH. O Instituto segue as diretrizes do Programa de Responsabilidade Social Cooperativista e não patrocina projetos e ações com vínculos ou temáticas político-partidárias ou religiosas.

São considerados critérios de aprovação: o número de público alcançado pelas ações, a ampliação do acesso das pessoas à cultura e a formação de plateia, o fomento à cidadania, a transversalidade com a proposta de responsabilidade social da Cooperativa, a continuidade do patrocínio, a visibilidade da marca e a convergência da proposta com as 5 linhas de atuação do Instituto: Comunidade, Cultura, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Voluntariado.

Sobre o recurso investido no Programa

O valor investido não é recurso próprio da Unimed-BH ou do Instituto Unimed-BH e não transita em nosso caixa, contabilmente, pois vai direto do incentivador ao proponente, artista ou produtor cultural, utilizando as normas previstas na legislação para a isenção fiscal. Portanto, o Instituto não realiza aporte direto em compras de espetáculos, shows ou campanhas de marketing.

A inserção de marca do Instituto Unimed-BH nos projetos patrocinados é uma contrapartida dada pelos proponentes, sem custo adicional, e prevista na Legislação do setor.

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top