Investimentos no fortalecimento da nossa rede de serviços marcam 2021
Qualidade em saúde é fazer para o paciente o que precisa ser feito, em tempo oportuno e com os recursos adequados. Essa premissa, cunhada pelo médico e professor Gonzalo Vecina, é o que tem guiado a Unimed-BH na oferta de serviços de saúde.
Nossa rede capilarizada é estrategicamente posicionada em Belo Horizonte e região metropolitana para assegurar o acesso dos clientes à assistência adequada. Em 2021, mais um importante investimento foi feito nesse sentido. Um novo Pronto Atendimento foi inaugurado na Unidade Pedro I, ampliando a oferta de serviços assistenciais no Vetor Norte da capital mineira. Além disso, os clientes passaram a contar também com um novo hospital na rede credenciada, na região Centro-Sul: o Orizonti.
Próximo a essa região, em Nova Lima, também fortalecemos a nossa parceria com o Hospital Vila da Serra, passando a deter 15% da instituição. O acordo foi firmado com o Grupo Oncoclínicas e teve como base a representatividade do credenciamento da Unimed-BH para a unidade e o potencial de sinergia da parceria entre as duas organizações. A transação não envolveu recursos financeiros e representou uma importante estratégia para a competitividade da nossa marca no mercado de saúde suplementar. Veja aqui a matéria que anunciou o acordo.
Para ampliar a cobertura assistencial da cooperativa em Contagem e região, este ano a Unimed-BH também anunciou a expansão da sua Rede Própria com a construção de uma novo unidade hospitalar na cidade. O hospital demandará investimento de aproximadamente R$ 200 milhões em recursos próprios e estará localizado na Avenida Babita Camargos, 1.695, ao lado do Centro de Promoção da Saúde – Unidade Contagem. Saiba mais sobre o investimento.
A nossa atuação frente à pandemia
Para o enfrentamento da pandemia, 350 leitos temporários de internação foram criados nas unidades próprias da Unimed-BH. “A iniciativa fez parte de uma série de ações coordenadas, implementadas pela cooperativa em benefício de todos os seus públicos de relacionamento. Esses leitos correspondem à estrutura de um novo hospital”, explicou Múcio Diniz, diretor de Serviços Próprios. Além disso, para prestar apoio aos médicos cooperados na assistência, 650 profissionais da saúde foram contratados nos períodos de maior intensidade da pandemia.
A cooperativa ainda destinou recursos para a rede prestadora para a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). E, em 2020, também foram destinados quase R$ 40 milhões aos hospitais da rede terceira como antecipação de 70% da produção.
Também vale ressaltar os avanços alcançados com o lançamento do serviço de Pronto Atendimento On-line. A modalidade de atendimento médico virtual na cooperativa foi ampliada para a assistência à pequenas urgências a partir do aprendizado que tivemos com o lançamento da Consulta On-line Coronavírus. Agora, com a certeza de que a telemedicina é um caminho promissor para a oferta de assistência com qualidade e comodidade, nossos clientes podem realizar consultas médicas 24h por dia, sem cobrança de coparticipação, nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria e Medicina de Família e Comunidade.