A era da Alma Digital
A 13ª Edição do Encontro de Cooperados foi encerrada com uma palestra do publicitário e administrador Walter Longo, considerado um dos maiores especialistas em comunicação e interatividade do Brasil. Com o tema “Gestão da Saúde na Era Pós-Digital”, Longo abriu sua apresentação dizendo que estamos vivendo uma nova era, em que o universo digital, mais do que trazer novas ferramentas, está alterando comportamentos. “A forma como nos locomovemos, como fazemos compras ou assistimos TV mudou radicalmente”, comentou.
Para Longo, essa revolução já chegou à Medicina. Os médicos não vão mais exercer a atividade da mesma forma. E, segundo ele, o novo modelo para a prática médica já está se desenhando.
Hoje é possível realizar consultas por meio de um computador com acesso à Internet, fazer um eletrocardiograma utilizando um celular e, como acredita Longo, muito em breve os médicos vão prescrever aplicativos para que os pacientes acompanhem de forma personalizada sua saúde.
|
E a tendência é que a Medicina, com o apoio do Big Data e da Inteligência Artificial, por exemplo, se torne cada vez mais personalizada. “Vamos passar dos protocolos genéricos para os protocolos individuais”, disse. Com isso, o palestrante acredita que os médicos têm a possibilidade de serem cada vez mais relevantes na vida das pessoas. E se engana quem acredita que eles se tornarão autômatos. Na Era Pós-Digital, a máquina vai dar espaço para que os médicos sejam mais humanos, com tempo para fazer perguntas simples como “como você está hoje?” ou “o que você tem feito?”.
|
Longo faz uma reflexão sobre a forma como toda essa revolução altera a missão do médico, que passa de tutor para mentor, ajudando o paciente com inspiração e não com o medo. “Essa é a alma digital”, finaliza.
Assista à entrevista com os palestrantes do Encontro e fique por dentro dos temas abordados: