skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Nova visão de indicadores econômicos será apresentada na Assembleia

A Unimed-BH apresentará, nesta quarta, a nova visão dos seus indicadores econômicos, baseada no padrão preconizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que será adotado a partir de 2019. Isso não influenciará no resultado final da cooperativa, ao mesmo tempo que tornará nossos indicadores mais comparáveis aos das outras operadoras de plano de saúde.

Assista ao vídeo abaixo e fique por dentro da novidade:

O faturamento, despesas e demais resultados da Unimed-BH permanecem os mesmos e continuarão sendo disponibilizados com total transparência para o cooperado. A diferença é que as informações da cooperativa serão analisadas sob outro ponto de vista. O cálculo atual da receita considera a venda de planos de saúde, atendimentos de intercâmbio e negócios opcionais, como transporte aeromédico e assistência odontológica. Pelo parâmetro da ANS, o cálculo considera somente a receita proveniente da venda de planos de saúde.

A cooperativa continua recebendo os mesmos valores dos clientes e do Sistema Unimed. O acompanhamento da receita é que passa a ser diferente. E como a receita interfere no cálculo dos demais indicadores econômicos, eles também mudam, assim como seus nomes, de acordo com a ANS:

:: Receita Bruta = Contraprestações Efetivas

:: Custo Assistencial = Eventos Indenizáveis

:: Índice de Utilização = Despesas Médicas*

:: Despesa Operacional = Despesas Administrativas + Despesas de Comercialização

:: Ebitda = Margem Ebitda (outra fórmula de cálculo)

*A partir de março, a remuneração variável, que hoje é baseada no Índice de Utilização (I.U), passará a ser baseada no indicador de Despesas Médicas.

O resultado líquido, ou seja, o resultado final da cooperativa permanece o mesmo em valores nominais, somente representado de forma diferente.

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top