Receita de casos: médico cooperado lançará livro
O registro de uma vida de trabalho dedicada à medicina há quase meio século, permeado por histórias reflexivas, sejam elas alegres ou tristes. Em uma consulta particular, por exemplo, uma senhora ligou para Ivan Coelho Maciel pedindo uma “meia consulta” para o filho jovem e saudável. Ele precisava de um atestado para a prática esportiva e Ivan respondeu bem-humorado que daria um “meio atestado”. |
|
O desfecho desse e outros casos recheiam as páginas de “Receitando Casos – Histórias de um médico”, a ser lançado no próximo dia 29 a partir das 19h, no Café do Centro Cultural Minas Tênis Clube. O autor conta que o livro traz muitas reflexões sobre a relação médico-paciente, e que pode contribuir para o aprendizado de novos profissionais.
“Apresenta também situações que, certamente, servirão para as pessoas que têm pais velhos reverem o modo de lidar com eles, que são diabéticos, fumantes ou gostam de uma cerveja. Na maioria das vezes, são viúvos ou viúvas e vivem sozinhos”, acrescenta o cooperado. "Os filhos tentam controlá-los impedindo de fumar, beber, comer um doce ou torresmo e até mesmo namorar, ainda que platonicamente. Os idosos, que já não têm muita ilusão, são privados de pequenos prazeres no fim de suas vidas”, completa.
Especialista em cardiologia, homeopatia e nutrologia, Ivan Coelho Maciel foi um dos fundadores da Unimed Sete Lagoas. Nos anos 1990, ao se transferir para a Unimed-BH como homeopata, tornou-se um dos primeiros médicos conveniados nessa especialidade. Posteriormente, pediu transferência para a cardiologia, exercendo a homeopatia na clínica particular. “A vida médica no interior foi bastante intensa. Mudei-me para BH tendo como um dos objetivos reduzir a carga de trabalho e dedicar-me a outras atividades. Voltei a tocar acordeom, que era uma atividade da infância, aprendi a cozinhar, estudo música, cursos de outras línguas, pratico esportes, leio todos os dias e tenho dedicado tempo para a escrita”, lista Ivan.
As atividades artísticas e esportivas foram incentivos dos pais a ele e seus nove irmãos: a mãe pertenceu ao quadro da Academia Mineira Feminina de Letras. Ivan também acredita que a saúde acontece nas cozinhas, porque o estilo de vida de cada um contribui para sua manutenção. Ele cita palavras de Monteiro Lobato, O. S. Marden e Fernando Pessoa para lembrar que os médicos precisam saber, olhar, ver e compreender o paciente, porque os mais notáveis são aqueles que sabem incluir fé e esperança na receita dele.
De quem é o olhar Que espreita por meus olhos? Quando penso que vejo, Quem continua vendo Enquanto estou pensando? (…) Fernando Pessoa |
*E você, o que gostaria de contar? Envie um e-mail com o tema de interesse para atendimentoaocooperado@unimedbh.com.br e a nossa equipe vai fazer contato para conhecer e apresentar a sua história!