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Posso cobrar a consulta de um cliente Unimed que vai ao meu consultório? 

Você já deve ter vivenciado em seu consultório alguma situação relacionada à cobrança de consulta aos clientes Unimed. Para não ter dúvida sobre a conduta mais adequada em cada situação, confira como deve proceder, seguindo as normas do nosso Regimento Interno, com base nas diretrizes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O que devo fazer quando recebo em meu consultório clientes dos produtos Unifácil ou Unimed Pleno? Posso cobrar pelo atendimento particular?
Os clientes Unifácil e Unimed Pleno têm acesso à consulta eletiva exclusivamente nas unidades próprias da Unimed-BH. Por isso, os clientes desses planos não podem ser atendidos em consultório particular de cooperados e a consulta não pode ser cobrada. Também é vedada a cobrança para clientes de produtos Rede Ampla. 

Essas regras são válidas para os cooperados que atuam em consultório e no Centro Médico Unimed.
Orientação para a sua secretária: caso a sua secretária receba a ligação de um cliente Unifácil ou Unimed Pleno interessado em agendar um horário, é importante orientá-lo a marcar a consulta ligando para o 4020-4020.

Posso cobrar a primeira consulta de um cliente Unimed que vai ao meu consultório?
A cobrança de consulta ao cliente Unimed não é permitida. Sempre que receber um cliente Unimed em seu consultório, sua secretária deverá solicitar a carteirinha do plano para realizar o atendimento pela Unimed.

Reservei um dia da semana para atendimento particular em meu consultório. Nesse dia posso atender cliente Unimed?
Você pode reservar horários e dias da semana em sua agenda para atendimentos particulares. Porém, caso atenda um cliente Unimed nesses períodos, a consulta não poderá ser cobrada. A sua secretária deverá solicitar a carteirinha da Unimed ao cliente para registrar o atendimento no Consultório On-line.

Como já tenho um número grande de pacientes que sempre vão ao meu consultório, não agendo novos atendimentos para clientes da Unimed que desejam marcar a primeira consulta comigo. Posso fazer isso?
Sim, você tem a opção de delimitar a sua carteira de pacientes. Porém, se você reservar horários para primeiro atendimento particular e um cliente Unimed reservar esse horário, você não poderá cobrar a consulta. 

O que a ANS define sobre cobrança de consulta para clientes de planos de saúde?
A ANS é responsável por regular as diretrizes de atendimento aos clientes de planos de saúde e, inclusive, oferece canal para registro de manifestações relacionadas aos serviços prestados pelas operadoras. 

Conforme a Resolução Normativa nº 388 da ANS, essas manifestações podem gerar sansões administrativas e, inclusive, multas para as operadoras, caso seja identificado alguma infração às normas ditadas pela Agência. Uma dessas infrações refere-se à cobrança particular de clientes de planos de saúde. 

De acordo com o Regimento Interno da Cooperativa, Art. 89, caso sejam aplicadas multas pela ANS devido à cobrança inadequada de honorários por parte de médico cooperado ao cliente da Unimed-BH, o valor integral desta multa e seu pagamento será de inteira responsabilidade do médico que realizou o procedimento e a cobrança indevida do cliente, após apuração em processo administrativo.

É importante lembrar que o pré-requisito para recebimento da remuneração variável é não ser notificado pela Cooperativa e um dos critérios que gera notificação é cobrança de consulta a cliente Unimed. 

Além disso, o cooperado envolvido na infração poderá sofrer as demais penalidades previstas no Estatuto Social e Regimento da Cooperativa.

 

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