Cooperados deliberam sobre idade para acesso ao Pró-família
A redução da idade para acesso ao Pró-família está entre as pautas para deliberação durante a Assembleia Geral Extraordinária, no próximo dia 30. O benefício é destinado a assegurar o futuro dos cooperados e de suas famílias e pode ser utilizado considerando três critérios: em caso de morte, invalidez permanente ou acesso por idade e tempo de cooperação.
Considerando o critério idade e tempo de cooperação, os requisitos previstos são:
- 72 anos de idade e 20 anos consecutivos de cooperação ou 25 anos em diferentes períodos ou;
- 80 anos de idade e 10 anos consecutivos de cooperação ou;
- 65 anos de idade ou mais que, somados ao tempo de cooperação, resultem em 100.
A proposta é que o requisito de 72 anos de idade seja reduzido para 70 anos, preservando todos os demais critérios. Se aprovada essa alteração, nosso Estatuto Social será atualizado e 548 cooperados passarão a ser elegíveis ao Pró-família neste ano, por se enquadrarem nesse perfil.
Alteração no regulamento da Previdência Unimed-BH
Atrelada à pauta de ampliação do Pró-família, será apresentada a proposta de adequação do regulamento da Previdência Unimed-BH à legislação, ao Estatuto Social e ao Regulamento Interno.
O regulamento da Previdência será ajustado para viabilizar o acesso dos cooperados ao seu saldo nas mesmas condições previstas no Estatuto Social para o benefício Pró-família. Ou seja, 70 anos, 80 anos ou mais de 65 anos de idade, associados ao tempo de cooperação – 20 anos consecutivos ou 25 alternados, 10 anos consecutivos, ou a soma do tempo de cooperação para totalizar 100, respectivamente.
Essas regras são mais benéficas aos cooperados, ao substituir a exigência de tempo de vinculação à Previdência pelo tempo de cooperação, garantindo acesso ao benefício juntamente com o Pró-família.
As propostas de alteração do regulamento da Previdência estão sujeitas à aprovação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).