Atuação do Conselho Social será descrita em regimento próprio
As regras que regem a atuação do Conselho Social e os direitos e deveres de seus membros serão apresentados em um documento próprio do órgão consultivo. Em fase de elaboração, o regimento é uma solicitação dos próprios conselheiros. Hoje, a descrição do Conselho Social consta no Estatuto Social da Unimed-BH, no capítulo V, que aborda os órgãos sociais da nossa cooperativa.
O status da elaboração do regimento foi compartilhado durante a reunião de trabalho da última terça-feira, 17. Na oportunidade, o diretor Comercial e de Relacionamento Institucional, Luiz Fernando Neves, destacou a contribuição dos conselheiros. “Em nosso último encontro, recebemos suas sugestões, que já estão sendo avaliadas pela nossa Gestão Jurídica. Ainda contamos com a contribuição de vocês para um dos itens do documento, que aborda a participação dos conselheiros nas reuniões”, afirmou.
Saiba o que prevê o regimento quanto à participação do conselheiro
O regimento propõe que a falta injustificada a duas reuniões consecutivas ou a três alternadas implicará a substituição do membro faltoso. O documento também prevê que, no caso em que o cooperado não permanecer no mínimo 70% do tempo estabelecido para a reunião, será considerada falta.
O que você, conselheiro, sugere para o controle da participação?
Para fazer o controle de frequência, ainda é necessário definir o mecanismo mais adequado para acompanhar a assiduidade dos conselheiros às reuniões. É necessário que a opção escolhida esteja descrita no regimento e, para isso, a Diretoria conta com o apoio dos conselheiros para sugerir a melhor opção: credenciamento, leitor biométrico ou lista de presença.
Dê a sua opinião. Fale com a sua analista de relacionamento e contribua para mais essa etapa de elaboração do nosso regimento.
Assim que o documento estiver concluído, você terá acesso ao conteúdo. A etapa final, antes de sua publicação e apresentação ao conjunto dos cooperados, será a sua validação pelo Conselho de Administração.