Cooperados aprovam a prestação de contas do exercício de 2017
A prestação de contas do exercício de 2017 foi aprovada por unanimidade pelos cooperados durante a Assembleia Geral Ordinária, realizada nesta terça, dia 27 de março. Os resultados que colocaram a Unimed Belo Horizonte na contramão da crise, com os melhores índices econômico-financeiros dos últimos anos, foram apresentados aos cooperados.
Entre os destaques apresentados pelo diretor Administrativo-financeiro, Múcio Pereira Diniz, estão o controle das despesas operacionais e o crescimento da Receita Operacional ao longo dos últimos anos, que muito contribuíram para os resultados alcançados. Mostrou, ainda, que a Provisão para o PEA (Plano de Extensão Assistencial), aprovada na Assembleia de dezembro de 2017, já foi constituída e está demonstrada no Balanço Patrimonial.
Auditoria externa independente e Conselho Fiscal aprovam as contas
As demonstrações financeiras da Cooperativa, referentes a 2017, foram validadas pela auditoria externa independente KPMG, representada por Luciene Magalhães, Anderson Oliveira e Rachel Mendonça. “Em nossa opinião, as demonstrações financeiras acima referidas apresentam, adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da Cooperativa e suas controladas em 31 de dezembro de 2017, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o exercício findo nessa data, de acordo com as práticas contáveis adotadas no Brasil, aplicáveis às entidades supervisionadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.”, afirmou Oliveira.
Ao ler o trecho do parecer, a cooperada da pediatria Andrea Chaimowicz, representante do Conselho Fiscal no exercício de 2017, recomendou, em nome do grupo, a aprovação das contas do último ano pela Assembleia Geral Ordinária. “Além das avaliações rotineiras e sistemáticas da demonstração de resultados, movimentações e atividades contáveis e financeiras, procuramos acompanhar, proativamente, as mudanças da Cooperativa, decorrentes de medidas aprovadas em Assembleias Gerais, bem como buscamos esclarecimentos para assuntos que o Conselho julgou pertinente”, afirmou.
Clique aqui e confira o parecer do Conselho Fiscal na íntegra.
Confira outros resultados
A gestão coletiva de recursos com a participação crescente dos cooperados, fez com que alcançássemos o menor índice de utilização dos últimos cinco anos: 80,64%. O patrimônio líquido, por sua vez, tem crescido de forma expressiva nos últimos anos. Em 2017, alcançamos o patamar de R$ 1,5 bilhão. Além disso, foi registrado o crescimento da receita operacional, que fechou o ano com R$ 4,5 bilhões.
Medidas de economia como a revisão do portfólio de projetos, a reavaliação de contratos com fornecedores, a compra de energia no mercado livre, definição de ações para redução do volume de material impresso e a negociação direta de materiais e medicamentos reforçam o foco na austeridade. “Como consequência, alcançamos um dos menores índices de despesa operacional do mercado, 7,64% da receita operacional bruta”, pontuou o diretor Administrativo-financeiro, Múcio Pereira Diniz.
Relatório de Sustentabilidade 2017
Os principais destaques do Relatório de Sustentabilidade foram apresentados durante a Assembleia. O diretor-presidente, Samuel Flam, falou sobre o cenário de saúde suplementar e sobre alguns reconhecimentos da Unimed-BH no setor, entre eles o resultado do IDSS (Índice de Desenvolvimento de Saúde Suplementar) e a conquista do Selo Pró-Ética. Ressaltou também o nosso modelo de sustentabilidade, com foco em inovação; e o trabalho de construção do planejamento estratégico da cooperativa, que contou com a participação do Conselho Social.
O diretor comercial e de relações institucionais, Luiz Fernando Neves, abordou iniciativas importantes. Entre os projetos, citou o GUIA (Gestão Unimed-BH de Indicadores Assistenciais), o Consultório On-line e o IQA (Índice de Qualidade Assistencial), que contribuíram para uma gestão responsável dos recursos e o incremento na remuneração médica.
O diretor de Serviços Próprios, Paulo Pimenta, falou sobre a importância da integração da rede Unimed-BH e ressaltou um importante marco do último ano: o encerramento do primeiro ciclo do Selo de Excelência Assistencial que, em 2017, reconheceu 14 hospitais da nossa rede prestadora.
Esses e outros resultados você confere no Relatório de Sustentabilidade 2017. Clique aqui para acessar.