Unimed-BH recebe comitiva interessada em conhecer modelos de referência no país
Nossa Cooperativa recebeu, no último dia 27 de fevereiro, uma comitiva formada por 26 integrantes de diversas instituições, como a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Ministério da Saúde, Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), singulares Unimed, Sistema OCEMG, entre outras.
O encontro, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), faz parte do projeto Conhecer para Cooperar que, desde 2017, promove ações com foco na saúde. O objetivo da iniciativa é ampliar o conhecimento dos formuladores de políticas públicas a respeito do movimento cooperativista nessa área, apresentando a governança, as estratégias de gestão e os desafios enfrentados pelo setor.
Após o módulo teórico, realizado em Brasília, o grupo partiu em viagens pelo país para conhecer experiências de sucesso do cooperativismo e a Unimed-BH foi uma das primeiras instituições visitadas.
Conhecendo nossas escolhas
Em reunião realizada com a Diretoria da Cooperativa, a comitiva conheceu nossa história e avanços na gestão, no modelo assistencial, nos investimentos em unidades assistenciais próprias, no modelo de remuneração ao cooperado, além da nossa forte participação no mercado e abrangência. No segundo momento da visita, o grupo visitou o CPS – Santa Efigênia para conhecer a estrutura e serviços em funcionamento na unidade, como o atendimento ambulatorial, a clínica Pleno, o Laboratório, a Regulação do Serviço de Ambulância e o Serviço de Saúde Ocupacional.
“Essa visita demonstra que somos exemplo de cooperativismo para o Brasil e é uma oportunidade de consolidar cada vez mais a relevância desse sistema de trabalho para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país”, afirmou o diretor-presidente, Samuel Flam.
Com a palavra, representantes da OCB, da ANS e do Ministério da Saúde
Hugo Andrade, analista técnico e econômico da OCB
“Queremos apresentar ao grupo diferentes cooperativas, seja pelo modelo, região, relevância ou tipo de atuação. Belo Horizonte talvez tenha a experiência mais interessante de intercooperação na saúde do país e, por isso, optamos por iniciarmos aqui as visitas. Viemos até a Unimed-BH devido ao seu porte, ao seu modelo de relacionamento com o cooperado e por reunir características tanto de cooperativa quanto de operadora de planos de saúde”, destaca.
Rachel Salvatore, especialista em regulação da ANS
“A Unimed-BH tem uma estrutura de oferta de serviços muito boa e, a meu ver, um grande sistema bem gerenciado. Isso se reflete na satisfação do cliente, o que pode ser demonstrado, por exemplo, no baixo índice de reclamações junto à Agência”, relata.
Lanusa Ferreira, enfermeira do Departamento de Gestão e Regulação do Ministério da Saúde
“No que se refere à atenção primária, a Cooperativa está caminhando de maneira acertada para consolidar o Unimed Pleno dentro das premissas do modelo de Medicina de Família e Comunidade”, explica.