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Diretoria convida novos cooperados à participação ativa na gestão da Unimed-BH

Um momento para conhecer a história da Unimed-BH, sua evolução e os desafios da saúde suplementar brasileira: estas foram as características da primeira etapa do treinamento de novos cooperados realizada na manhã do dia 22 de janeiro.

As apresentações foram iniciadas pelo diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, que demonstrou satisfação em divulgar aos novos colegas cooperados números que demonstram a solidez e a posição de liderança no mercado conquistadas pela cooperativa em seus 45 anos de existência. “Atuamos com base nos princípios cooperativistas, mas, como qualquer outra empresa, temos interesses econômicos. É o trabalho conjunto, feito para o bem coletivo, que nos fortalece e nos diferencia da concorrência.” – destacou.

Comentando os desafios enfrentados pelas gestões da cooperativa desde sua fundação, Samuel falou ainda sobre a importância da participação ativa dos cooperados nas escolhas que definem os rumos da Unimed-BH.

Ao apresentar ao público as diversas oportunidades de aproximação e debate disponíveis por meio do Programa Por Dentro da Nossa Unimed (Café dos Cooperados, Fórum de Ideias e Visitas das Analistas de Relacionamento) e Assembleias, o diretor-presidente reforçou o convite à participação: “Para fazermos escolhas responsáveis que nos beneficiarão futuramente, é preciso conhecer a nossa cooperativa. É a nossa atuação que promove os avanços que queremos conquistar para o nosso negócio.” – afirmou.

Convidado para falar aos novos cooperados sobre os valores e princípios do cooperativismo, o presidente da Seguros Unimed, Helton Freitas, apresentou dados sobre a contribuição do movimento cooperativista para a economia mundial dando destaque para a realidade brasileira, onde o Sistema Unimed se insere como a maior e mais bem sucedida experiência de cooperativismo no trabalho médico no mundo.

O diretor de provimento de saúde da Unimed-BH, José Augusto Ferreira, iniciou sua participação no evento convidando os colegas para a construção coletiva de um modelo de gestão que permita à cooperativa reduzir seus custos assistenciais para a conquista de honorários cada vez melhores para todos: “A gestão da nossa Unimed deve ser compartilhada. Cada um de nós tem a oportunidade de atuar sobre os custos de nossa operação no dia a dia, prestando a melhor assistência possível por meio da utilização dos recursos necessários, sem desperdícios”.

Dando continuidade ao debate sobre melhores formas de remuneração, José Augusto apresentou o GUIA – Gestão Unimed-BH de Indicadores Assistenciais como a estratégia de futuro da cooperativa. Por meio do acesso aos resultados econômico-financeiros e assistenciais alcançados mês a mês, cada cooperado tem a possibilidade de avaliar o desempenho da gestão e a sua própria performance comparada aos índices alcançados pelo conjunto de cooperados de sua especialidade.

“O GUIA é o caminho para avançarmos na proposta de remuneração baseada em critérios de qualidade assistencial. Por isso é importante que todos vocês participem do projeto. Não percam a oportunidade de acessar o sistema, verificar os resultados alcançados e identificar desvios em nossa conduta que possam ser corrigidos. Qualquer iniciativa, por menor que seja, pode gerar grandes resultados para todos nós.” – ressaltou.

Abordando os resultados alcançados pela cooperativa em 2015, o diretor administrativo-financeiro da Unimed-BH, Múcio Pereira Diniz, destacou a importância da participação dos cooperados nos debates sobre os desafios do cenário e a definição das melhores estratégias para o enfrentamento da crise: “Durante este momento de incertezas, pudemos contar com a participação de 4.350 médicos cooperados em nossos eventos. Essa troca de experiências e a oportunidade de escuta foram fundamentais para realizarmos as escolhas responsáveis que nos permitiram seguir avançando”.

Múcio destacou a importante participação do Conselho Social e dos Comitês de Especialidades ao longo do ano, considerando o GUIA como a grande entrega de todo o trabalho desenvolvido por estes grupos em parceria com a equipe técnica da Unimed-BH.

Para falar sobre os benefícios assegurados pela cooperativa aos seus sócios, o diretor comercial e de relacionamento institucional da Unimed-BH, Luiz Fernando Neves Ribeiro, usou os dados de seu cadastro como cooperado para exemplificar a valorização que cada ganho teve ao longo dos anos, desde sua cooperação em 1996.

A remuneração do capital social, a distribuição anual de resultados, a previdência, o programa Pró-família e o plano de saúde foram os grandes destaques. Além destes, o programa Participação Pontuada e benefícios como o presente de aniversário e as consultorias oferecidas aos cooperados também foram apresentados e geraram grande interesse no público.

“No último ano, R$ 227 milhões foram distribuídos em resultados e benefícios aos nossos cooperados. Todos estes ganhos dificilmente são oferecidos pela concorrência e refletem o resultado de todas as escolhas que fazemos em nosso cotidiano, a cada atendimento a um cliente e a cada decisão que tomamos juntos.” – ressaltou Luiz Fernando reiterando o convite à participação ativa dos cooperados nas decisões da Unimed-BH.

Paulo Pimenta, diretor de serviços próprios, explicou como é desenvolvido o trabalho do braço social da cooperativa: o Instituto Unimed-BH. Convidando todos a também se tornarem incentivadores dos projetos que compõem o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista, dúvidas sobre a forma de adesão ao programa foram esclarecidas e a segurança do processo para o cooperado reafirmada, mobilizando a plateia a se juntar aos mais de 4 mil cooperados que já aderiram ao programa.

Finalizando a primeira parte do treinamento, Paulo parabenizou os novos cooperados pela conquista expressando sua satisfação em poder contar com o apoio de todos para o fortalecimento da assistência prestada pela cooperativa nos serviços próprios.

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