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Sabe como asseguramos resultado em um cenário de crise?

Esta é mais uma edição da SÉRIE ESPECIAL de prestação de contas 2017
que estará completa em nosso Relatório de Sustentabilidade a ser publicado em março. 

O tema de hoje é Mercado e Clientes. Confira!


Um cenário de incertezas marcou o país nos últimos anos, trazendo impactos para diversos setores, entre eles a Saúde Suplementar. Comparando os dados de 2014 com os de 2017, foram 3 milhões de beneficiários a menos no país, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Somente em 2017, a redução foi de 378 mil beneficiários em comparação ao ano anterior.

Na contramão do setor, a Unimed Belo Horizonte registrou crescimento: mais de 15 mil vidas em nossa carteira em relação ao ano anterior.

Assim, encerramos 2017 com 53% de participação de mercado e com aumento da carteira, chegando a 1.240.357 de clientes. 

Isso reforça a nossa solidez, mesmo atravessando o pior período recessivo da história do Brasil, com impacto direto sobre o desemprego, que registrou índice de 11,8% no último trimestre de 2017, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que representa 12,3 milhões de pessoas desocupadas no país.

Esse cenário influenciou diretamente o setor de Saúde Suplementar. Na Unimed-BH, por exemplo, 80% da carteira é composta por planos coletivos contratados, em sua maioria, por empresas que tiveram diminuição do quadro de funcionários. 

2018 continuará sendo um ano desafiador. Ainda não há sinais de recuperação formal do emprego.
 

Você sabe o que vendemos aos nossos clientes 
para assegurar esse crescimento?

Qualidade. É esse o diferencial que vendemos para os nossos clientes. Nossa qualidade está em tudo o que fazemos, é nossa principal diretriz de trabalho e inspira nossos modelos inovadores de assistência.

A oferta de qualidade também é acompanhada de uma estratégia de vendas muito bem definida, que está focada em duas frentes:

:: uma delas é a prospecção de novos clientes, principalmente do ramo empresarial. Com nosso setor em queda, influenciado pelo alto nível de desemprego, nossa estratégia de crescimento foi captar clientes da Saúde Suplementar, reforçando sempre o nosso posicionamento de diferenciação por qualidade. 

:: a outra frente é a atenção especial para os clientes que já estão conosco, mantendo a garantia da qualidade assistencial.

Nos últimos anos, em função deste cenário extremamente desafiador, o esforço de vendas teve que ser ainda muito maior, considerando que a nossa movimentação de carteira reflete o contexto econômico. Dessa forma, para se ter uma ideia, em 2016 e 2017, vendemos cerca de 110 mil vidas. Esse volume não se reflete em nossa carteira devido à oscilação provocada pelo desemprego, com entrada e saída de clientes. Assim, o incremento de clientes foi de 26 mil vidas, um crescimento sustentado por uma forte estratégia comercial. 

 

E qual a relação desse resultado com o seu pagamento em dia?

O pagamento dos seus honorários médicos em dia deve-se à receita que recebemos, mês a mês, a partir dos mais de 1 milhão e 240 mil planos de clientes, seja de planos corporativos ou individuais.

Ao mesmo tempo, a redução dos custos assistenciais e das despesas administrativas contribui diretamente para assegurarmos a sua produção médica. As medidas de austeridade que passaram a ser adotadas nos últimos anos, somadas à participação do conjunto dos cooperados com a redução das solicitações desnecessárias de exames e procedimentos, resultaram na queda do nosso Índice de Utilização (IU).

E melhor: esse índice abaixo da meta vem sendo mantido desde 2016, assegurando o adicional da remuneração variável por quase dois anos, com pelo menos dois incrementos no percentual a cada 12 meses.

Quer saber mais sobre a nossa participação no mercado? Aguarde!
Vem aí nosso Relatório de Sustentabilidade 2017 com os grandes números da nossa cooperativa.

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

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