skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Reflexão sobre ética ministrada por Zeca de Mello reúne mais de 250 cooperados

Estamos aqui para fazer o exercício de algo que é luxo: parar para refletir.” Esse foi o convite feito pelo renomado filósofo e doutor em Teologia, Zeca de Mello, aos 258 cooperados que participaram da primeira edição do Fórum de Ideias deste ano, realizada no Espaço de Eventos Unimed-BH, no último dia 8.

Em mensagem de boas-vindas ao público, o diretor-presidente, Samuel Flam, destacou a importância da reflexão sobre o caminho já percorrido para que a Unimed-BH siga avançando e alcance um novo patamar no mercado. “Nosso desafio é ir além da fala fácil ou da falácia. É nos conduzirmos por atitudes consistentes, alinhadas a propósitos verdadeiros e voltados para o bem comum”, afirmou.

O encontro teve como tema central a importância do comportamento ético em situações de crise. Para o palestrante, que é professor das Fundações Dom Cabral e Getúlio Vargas, os conflitos da sociedade atual se dão pela falta de senso crítico para lidar com uma nova realidade. “Quando tudo se acelera, há desorientação. Não fomos preparados para viver em um mundo em que as mudanças acontecem de forma tão rápida. Nesses momentos de ruptura e inquietação, o melhor a se fazer é resgatar nossos valores para agir de forma ética, refletindo sobre a melhor forma de nos conduzir”, afirmou.

“O grande risco que corremos é o de acreditar que estamos fazendo escolhas livres quando, na verdade, decisões importantes que tomamos são simples respostas aos diversos estímulos que recebemos o tempo todo”, afirmou Zeca de Mello. “O exercício crítico é fundamental para a definição do nosso futuro”, completou.

 

Formação de lideranças

O professor compartilhou com o público suas experiências no desenvolvimento de programas de formação de líderes em universidades de renome nacional. “Os executivos não são formados para lidar com o lado humano de suas equipes. O problema é que só há liderança quando existe confiança. E confiança é algo frágil, precioso, que requer cuidado e demanda criação de vínculos verdadeiros”, afirmou.

Confiar é dar crédito a alguém. Não tem relação com afinidade. Em uma sociedade em crise, é preciso desenvolver nossa inteligência emocional para saber reconhecer quem realmente é competente, honesto e confiável”, completou Zeca de Mello.

E para encerrar, o convidado deixou mais uma mensagem para reflexão: “Ser profeta das mudanças que o mundo precisa apontando as falhas no outro é fácil. O que realmente tem valor é compreender que, no processo de evolução, o corpo precisa errar para aprender. É saber fazer escolhas éticas para que não haja remorso após decisões tomadas. Esse é o nosso grande desafio.”

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top