Temos orientações sobre o agendamento de exames e procedimentos
Ao solicitar exames e procedimentos, reforçamos que é necessário orientar o cliente a aguardar a confirmação da autorização oficial emitida pela Cooperativa. Dessa forma, evitamos transtornos que podem impactar na dinâmica do seu trabalho e situações inconvenientes no atendimento aos nossos pacientes.
Assim, ressaltamos a importância de somente realizar o agendamento do procedimento ou exame após a conclusão do processo de autorização.
Fique atento: relembre os prazos para autorização dos pedidos médicos de acordo com as categorias de exames e procedimentos
• Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial: autorização em até 3 (três) dias úteis.
• Solicitações de procedimentos de alta complexidade – PAC – ou de atendimento em regime de internação eletiva, terapias não médicas e hospital-dia: autorização em até 10 (dez) dias úteis.
• Solicitações de procedimentos e/ou serviços de urgência e emergência: liberação em até 6h a partir dos registros.
• Solicitações que necessitam de parecer de junta médica: análise e liberação em até 21 dias úteis.
Esse processo segue as diretrizes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) descritas na RN ANS 566/2022 e na RN ANS 395/2016.
SAIBA COMO CONTRIBUIR PARA AGILIZAR A LIBERAÇÃO DOS PEDIDOS
As avaliações feitas pela Cooperativa dependem da qualidade dos dados enviados por você, médico(a) cooperado(a), no momento do registro das solicitações.
Por isso, para que o fluxo de autorização dos procedimentos ocorra de forma ágil e assertiva, fique atento a todos os campos que devem ser preenchidos no SOL: é necessário informar a hipótese diagnóstica, justificativa para a solicitação e anexar os exames complementares, quando for o caso.
Contamos com sua habitual atenção para seguirmos, juntos, cuidando da saúde com excelência e oferecendo sempre uma experiência positiva aos nossos clientes.