Conheça os resultados parciais da nossa cooperativa em 2023
Nossa cooperativa projeta R$ 6 bilhões de contraprestações efetivas (o que corresponde às receitas líquidas com a operação de planos de saúde) para 2023. Os números parciais foram apresentados no Fórum de Ideias On-line, realizado nesta quarta, dia 22, e as propostas de encaminhamentos serão levadas para a deliberação dos cooperados na Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada em 28 de novembro, às 19h (última convocação).
Apesar dos grandes desafios, conseguimos manter as nossas contas equilibradas graças, especialmente, às estratégias comerciais fortes, atingindo, mês a mês, recordes na carteira. Isso contribuiu para que as nossas contraprestações efetivas fossem positivas – como vem ocorrendo nos últimos anos.
Outro resultado que será levado à Assembleia é o indicador de Sinistralidade (Despesas Médicas). Ele vem chamando a atenção para a nossa corresponsabilidade na busca por manter os resultados abaixo de 82%. No entanto, nos meses de setembro e outubro, o resultado acumulado foi de 82,15% e 82,27% respectivamente.
Em contrapartida, registramos o menor percentual de Despesas Administrativas e Comerciais dos últimos anos, demonstrando um grande esforço para manter a administração sob controle. A projeção é que o indicador encerre o ano em 9,68%, sem considerar o Fates.
Vale lembrar que estes indicadores estão diretamente relacionados ao nosso Ebtida, cuja projeção é 12,67% (incluindo o Fates) para 2023. O Ebitida é o indicador que demonstra o lucro da empresa antes de descontar os gastos com pagamento de juros, impostos, depreciações e amortizações. Quando a Sinistralidade e/ou as Despesas Administrativas e Comerciais aumentam, o Ebitida diminui, demonstrando a piora no resultado operacional da empresa.